Falta de calçada, mato alto nas laterais e imprudência causaram acidente no Village, dizem moradores

Depois de mais um acidente com morte no Village (dessa vez não na Estrada do Guará, mas na própria rua Emílio Coelho dentro do bairro) vários pedidos dos moradores e do subprefeito Kaize, os vereadores Débora Palermo e Luiz Rossini cobraram medidas da Prefeitura (no caso, da EMDEC) para tomarem uma medida preventiva contra novos acidentes. Rossini no entanto solicitou que a EMDEC fosse ao local estudar o que poderia ser feito. Isso resultou na ida de uma equipe da EMDEC ao bairro dia 24/1, liderada pelo diretor da empresa, Rafael Bonardo, juntamente com Osvaldo Kaize e duas moradoras da AMPROVIC (associação do bairro) para analisar definir e discutir o que deveriam e poderiam fazer para prevenir acidentes no local.

Débora Palermo fez uma indicação ao prefeito solicitando a colocação de redutores de velocidade e sinalização na rua Emílio Coelho para coibir a alta velocidade. Luiz Rossini também cobrou tais medidas preventivas, mas a pedido do subprefeito, foi mais profundo em sua solicitação.

Também o vereador Luiz Rossini, presidente da Cãmara, solicitou ao presidente da EMDEC, Vinícius Riverete, que enviasse urgentemente uma equipe ao Village para estudar e projetar a implantação de redutores de velocidade, para aumentar a segurança dos moradores.

Na reunião, foram discutidos além da implantação de redutores de velocidade, que o mato alto na lateral da rua Emilio Coelho , sem calçadas fez a moradora Lourdes Aparecida andar pela rua onde foi atropelada. E nesse caso, a responsabilidade recai também para os proprietários de casas que são obrigados a construir suas calçadas , como também para a zeladoria da Prefeitura em podar o mato alto à margem da rua .

Assim , serão implantadas lombadas (como redutores de velocidade), na rua Emilio Coelho como também sinalização de solo e placas de advertência e em outros locais do Village . A prioridade , apontada pelas moradoreas da AMPROVIC é que também sejam construidos quebra molas e feito roçadas e calçadas também em frente à escola Dora Kanso quanto em frente ao Posto de Saude) entre outros “pontos vulneráveis” embora não foram definidas datas.

Também os proprietários locais serão comunicados da necessidade de construção e a manutenção das calçadas, “para tornar o trânsito de pedestres mais seguro e aos motoristas mais atenção às normas de trânsito“. – disse Rossini

Ontem 25/1 o morador Ricardo Karveliz, da AMPROVIC, informou que a sub-prefeitura iniciou o trabalho combinado na reunião. Segundo ele, o mato foi cortado na avenida Emílio Coelho, inclusive de terrenos particulares … E já iniciou a estrutura para a colocação de lombadas também na entrada do bairro.

Moradores também acusam imprudência dos vizinhos

Segundo disse Zuleica Nunes, que mora perto do local do acidente, ela e outros acreditam que o rapaz é que estava muito acelerado ; “Cansamos de falar que essa Emilio Coelho, por ser um retão, o povo pisa fundo e agora que foi colocado frisado com asfalto, para melhorar um pouco a avenida, eles estão abusando mais.” Zuleica disse que a EMDEC e Prefeitura demoraram demais para prevenir acidentes “Agora vão fazer alguma coisa para dar satisfação. Precisou morrer alguém para tomarem providência. Isso porque é ano eleitoral senão ficava por isso mesmo.

Por outro lado a moradora Luana Pinhata diz que a culpa também é dos moradores que vivem andando tranquilamente no meio da rua : Ela contou um fato que ocorreu essa semana em que trafegava de moto e teve que literalmente parar e desviar de um caminhão que desviava de uma criança, até quase sair da pista: “Mesmo após o acidente fatal os pedestres continuam andando literalmente no meio da rua e crianças soltas correndo tanto na ida quanto na volta do supermercado Guará juntamente com suas mães”. Hoje (sexta 26) novamente vi duas crianças , cachorros e uma mulher andando no meio da rua. Cachorro também não devia ficar solto atrapalhando o trânsito” – declarou ela .

Ambas as posições são bastante questionadas e discutidas no bairro . De um lado , os que defendem um bairro mais rural e pacato , sem carros asfalto etc e por outro lado os que defendem a urbanização total do Village assim como no Cambuí : com calçadas grandes nas margens das ruas, vias asfaltadas e iluminadas, total sinalização, câmeras, etc.

(AB)

funcionário da subprefeitura cortou o alto matagal lateral à rua Emilio Coelho (25/1), onde ocorreu o acidente que vitimou Lourdes

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

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    One thought on “Falta de calçada, mato alto nas laterais e imprudência causaram acidente no Village, dizem moradores

    1. Acesso ao bosque de barão Geraldo pela avenida Eduardo Pereira de Almeida tem exatamente o mesmo problema, não há calçada para os pedestres, não há nenhum tipos de redutor de velocidade e os carros invariavelmente excedem a velocidade

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