Neste final de semana 9 e 10/9, a Feira de Barão estará comemorando seus 21 anos trata-se da Feira da praça Carmela Stecchi (a famosa “Praça do Côco”), em Barão .
A festa que acontece no sábado e no domingo terá programação musical com show de Marcelo Penna, Trio Raio Laser e Banda Terminal 30. Além da Exposição de Carros Antigos, haverá recreação para as crianças com pintura facial, escultura de bexigas e apresentação circense da dupla Casca Trupe.
Haverá também centenas de sorteios de produtos artesanais e vales comidas e bebidas oferecidos pelos expositores. A área de alimentação será ampliada com mais comida de rua e cervejarias.
Sobre a Feira de Barão
A Feira de Barão nasceu há mais de duas décadas no bairro do Guará, como uma iniciativa das moradoras Rosely Villanova Gomes Graziano e Leo Sardenberg para criar um espaço de convivência, manifestações artísticas e vendas de produtos artesanais feitos pelos próprios moradores. As duas criadoras lembram com saudades dessa época. “Não faço mais parte da Feira, mas tenho muito orgulho dela desde o começo”, admitiu Rosely. “Foi uma semente plantada que cresceu frondosa”, completou. Em pouco tempo, a Feira mudou-se para o local onde é até hoje, na Praça do Côco. De lá para cá, expandiu e passou a receber expositores de outras localidades de Campinas e até de algumas cidades da região. “A Feira de Barão é hoje um espaço gostoso de lazer, de encontros e atividades culturais. Isso faz bem para Barão Geraldo”, comemorou Leo Sardenberg.
Os ceramistas Márcia Silveira Franco e Syrio Rossini são alguns dos expositores que fazem parte da Feira de Barão desde a sua criação. “É uma vida. A Feira simboliza nossa evolução na arte com o barro. Ela também nos possibilitou conhecer muitas pessoas e fazermos muitos amigos”, conta Márcia.
“Costumo comparar a Feira de Barão com a sombra de um bosque. Um local agradável de convívio de adultos, crianças, famílias e pets em meio a barracas de variados tipos de artesanatos e quitutes. É isso que buscamos com o nosso trabalho de organizar e preparar a Feira, todas as semanas, para receber os nossos visitantes“, declarou Omar Batarce – presidente da Associação dos Artesãos e Expositores da Feira de Cultura e Arte de Barão.
Atualmente, a Feira de Barão atrai cerca de 3 mil pessoas, nos finais de semana. A Feira acontece aos sábados das 10h às 16h e aos domingos das 10h às 15h, na arborizada Praça Carmela Stecchi (Praça do Côco) e tem 90 expositores entre artesanato e gastronomia.
21º aniversário da Feira de Barão
PROGRAMAÇÃO DA FESTA
Sábado, 9 de setembro das 10h às 16h
Domingo, 10 de setembro das 10h às 15h
Programação:
Sábado 09/09
10h às 16h : Exposição de Carros Antigos
12h às 16h: Pintura Facial
12h às 16h: Escultura de Bexiga
11h às 16h: Sorteios
Programação Cultural:
10h às 13h : Marcelo Penna
11h: Casca Trupe de Circo (espetáculo infantil)
13h às 16h: Trio Raio Laser
Domingo 10/09
11h às 15h: Pintura Facial
11h às 15h: Escultura de Bexiga
11h: Casca Trupe de Circo (espetáculo infantil)
11h às 15h: Sorteio de produtos dos expositores 12h às 15h: Banda Terminal 30
Sobre os artistas:
Marcelo Penna
Jovem de voz potente que interpreta com seu violão um repertório variado com folk americano, rock, MPB e blues.
Casca Trupe
Miguel Rosa (Casca Grossa) e Rodrigo de Abreu (Casca Fina) são artistas itinerantes que montam um espaço e organizam suas tralhas para apresentar um show circense com malabarismo, acrobacias, música e poesia. Diversão garantida para a criançada.
Trio Raio Laser
Formado por Silas Oliveira (Guitarra e voz), Celso Pires (Baixo elétrico e voz) e Renato Oliveira (bateria), o grupo redescobre sonoridades em repertório da música brasileira dos anos 80.
Banda Terminal 30
A banda campineira tem em sua formação Marcel Padilha (voz, guitarra e teclado), Rafa Porfírio (guitarra), André Nogueira (baixo) e Binho Araújo (bateria). O grupo faz covers de grandes clássicos do rock nacional e internacional.
(AB)