festival “Terra Lume” traz peças, demonstrações e eventos gratuitos; veja programação
O Lume Teatro – Núcleo de Pesquisas Teatrais da Unicamp que fica na rua Carlos Diniz Leitão – Vila Santa Isabel, realiza há 22 anos no distrito os tradicionais “Cursos de Fevereiro”, que reúnem estudantes e pesquisadores de todas as partes do Brasil e também de outros países. Há mais de uma década, como parte complementar desta troca artística e cultural, o grupo realiza também o Terra Lume, uma programação intensa e gratuita aberta também à população de Barão Geraldo e Campinas. Confira a programação completa e participe.
A abertura foi com o espetáculo “SerEstando Mulheres”, na sexta-feira, dia 3/2 mas vai até março. A programação contará ainda com outros espetáculos, exibição de documentário, bate-papos, encontros, abertura de processos, festas e lançamento de livro. Confira abaixo a programação.
Locais: diversos
Entrada Gratuita
*Para espetáculos e demonstrações técnicas realizados na sede do Lume Teatro são distribuídas senhas com 1h de antecedência.
Endereços:
Sede do Lume: R. Carlos Diniz Leitão, 150 – Barão Geraldo.
Goma Arte & Cultura: Av. Santa Isabel, 518 – Vila Santa Isabel, Barão Geraldo.
Stout Café Cultura e Bar: Av. Santa Isabel, 1015 – Vila Santa Isabel, Barão Geraldo.
PROGRAMAÇÃO:
03/02 sexta | 20h30 | sede do LUME
Espetáculo: SerEstando Mulheres com Ana Cristina Colla (LUME)
Sinopse: Espetáculo solo da atriz Ana Cristina Colla revela o universo feminino em diversas personagens. Em sua busca por “ser-estar” na cena, a atriz Ana Cristina Colla, ao longo de seus 20 anos de pesquisa junto ao Lume, visitou pessoas, cidades, mestres e recantos. Entre encontros e confrontos, foi depurando seu fazer teatral, passando pela mímesis das corporeidades, a dança pessoal, visitando o butoh, como portas para a própria singularidade.
05/02 domingo | 20h30 | GOMA arte & cultura
Palestra com Cerveja com Renato Ferracini (LUME)
Sinopse: Pensando e agindo politicamente com alegria
Segundo Espinosa, um corpo se define por sua capacidade de afetar e ser afetado e a essa capacidade Espinosa dá o nome de potência. Se conseguirmos potencializar os afetos ampliamos a capacidade de potência da rede de relações na qual estamos inseridos. Toda relação de potência é relacional e coletiva. E quando nos encontros de corpos há um aumento de potência na rede de afetos envolvida acontece o que ele chama tão simplesmente de alegria. Então o que é ser alegre? O que é alegria para Espinosa? Alegria para Espinosa é ampliar a sua capacidade de afeto e assim ampliar a potência da rede de relações das quais você faz parte. Isso é absolutamente político. E bebendo cerveja, conversaremos sobre essa alegria: alegria de atuar, alegria de agir politicamente, alegria de ampliar os afetos no mundo a partir de encontros potentes de corpos.
10/02 sexta | 20h30 | sede do LUME
Documentário: Café com Queijo – Uma viagem para além da cena de Alessandro Soave
Sinopse: Criado a partir de uma viagem de pesquisa no final do século passado, o espetáculo “Café com Queijo”, do Lume Teatro, tornou-se ao longo dos anos uma das obras teatrais mais reconhecidas do Brasil, sucesso de público e crítica por onde passou. Em 2018, atores e equipe partiram em uma expedição em busca do reencontro com as origens desta pesquisa, com as famílias, lugares e histórias. O resultado: uma viagem de afetos, muito além do espetáculo teatral. Escolas, comunidades, pessoas, cidades, muitos barcos e rios de poesia. Este documentário tece uma nova colcha de retalhos por entre as tramas dessas vidas costuradas, ligadas para sempre pela linha fina do encontro.
11/02 sábado | 20h30 | sede do LUME
Demonstração: Quando os Subtextos são Textos com Raquel Scotti Hirson (LUME)
Sinopse: Um encontro-demonstração para compartilhar alguns segredos. A atriz do Lume, Raquel Scotti Hirson, mostra como criou duas das cenas de seu solo ALPHONSUS (2013), combinando memória e mímesis corpórea. As memórias são de gerações que a conectam ao seu bisavô, o poeta simbolista mineiro Alphonsus de Guimaraens, morto 50 anos antes do nascimento da bisneta que, no desejo de atuar suas poesias, ramificou a mímesis corpórea, chamando-a mímesis da palavra. As palavras se transformam em movimento, os textos adquirem forma e podem ser dançados em microsensações. Completando os espaços com imaginação, a atriz encontrou o homem Alphonsus em suas fotografias, biografias, cartas, crônicas e poesias.
14/02 terça e 02/03 quinta | 21h | Stout Bar
Festa Terra Lume 2023 com DJ’s Digão, Tâmara Veríssimo, Ferraça e Poeta
Sinopse: Festas abertas ao público promovendo o encontro e muita dança.
16/02 quinta | 20h30 | sede do LUME
Demonstração: Prisão para a Liberdade com Carlos Simioni (LUME)
Sinopse: Nesta demonstração de trabalho, o ator Carlos Simioni aborda a própria trajetória junto do Lume e revela que a técnica pode ser tanto uma prisão quanto um trampolim para o ator. Fala sobre o percurso desde a fundação do Lume, em 1985, seu encontro com os mestres de teatro, as técnicas desenvolvidas junto do grupo, como o treinamento físico cotidiano, a construção de técnicas de expansão e dilatação do corpo no espaço e no tempo, técnicas de manipulação de diferentes qualidades de energias e sua distribuição no espaço, além do treinamento vocal e elaboração de personagens e construção de cenas. Prisão para a Liberdade foi apresentado no Brasil, Estados Unidos da América, Itália, Dinamarca, Bélgica, Costa Rica, Colômbia e Portugal.

Publicar comentário