Força tarefa anti Carnaval começa em Barão

Assim como em 2021 a Prefeitura de Campinas decidiu organizar uma força-tarefa para fiscalizar, punir e reprimir eventos de Carnaval na cidade e começar pelo centro de Barão Geraldo porém todas as regiões da cidade serão fiscalizadas. O objetivo é verificar alvarás em bares, restaurantes e locais de entretenimento, cultura, esportes e lazer e suspender eventos que se caracterizem como Carnaval, que estão proibidos na cidade.

Para cumprir a determinação dos decretos 21.984, e 21902 de 17 de fevereiro proibindo eventos de Carnaval, o secretário de segurança Cristiano Biggi organizou uma força tarefa composta por toda a frota da Guarda Municipal, Policia Militar, SETEC, EMDEC, SEPLURB (urbanismo) e Vigilância Sanitária. Ha também um decreto estadual no mesmo sentido. A Operação tem o comando da comandante Lourdes, da Guarda Municipal e do Cel. PM Augusto Leão.

Segundo o secretário Biggi, a GM também fará patrulhamento para coibir pancadões, reuniões em postos de combustíveis e em adegas. “Caso constatada esta atividade, a GM fará a dispersão e, no caso de veículo com som alto, caberá as punições de multa e recolha do carro ao pátio da Emdec”, disse. Segundo Biggi, denúncias de perturbação do sossego em estabelecimentos comerciais serão fiscalizadas pela Seplurb e a GM fiscalizará outras denúncias. Barão foi escolhido para iniciar porque se tornou um polo do carnaval no passado. Cristiano diz que durante o Carnaval os limites de horário de silencio continuam os mesmos durante uma semana normal .

Mesmo os locais com alvarás para entretenimento e de música ao vivo, por exemplo, devem seguir as regras do decreto nº 21.984, de 17 de fevereiro, que estabeleceu novo limite de público para eventos. Com a nova regra, o público sentado permitido passou a ser de 70% da ocupação do estabelecimento. Para o público em pé, a norma permanece a mesma: 50% de ocupação do estabelecimento.

O decreto abrange estabelecimentos que realizam atividades e eventos de entretenimento, culturais, esportivos e de lazer. O Diário Oficial com a publicação do documento está disponível em https://www.campinas.sp.gov.br/uploads/pdf/795666627.pdf.

Cristiano lembra que inicialmente as forças devem apenas orientar num primeiro momento antes de tomar medidas à força O balanço com as ações será divulgado na tarde da próxima quarta-feira, dia 2.

“A Prefeitura de Campinas tem pautado as suas decisões com base em critérios técnicos, como números de casos e mortes, taxas de ocupação de leitos e de transmissão do vírus. Com o aumento dos indicadores causado pela nova onda de covid-19 e a circulação da variante ômicron, as medidas para conter a disseminação da doença continuam sendo priorizadas.”

SOBRE SEGURANÇA EM BARÃO

Questionado sobre a segurança rotineira em Barão que devido aos constantes furtos quase diários , principalmente na área da Cidade Universitária, Biggi disse que determinou à Guarda Municipal rondas diárias em Barão e pediu o mesmo para a Polícia Militar e segundo relatório da comandante Lourdes isso tem feito pelo menos 2 vezes ao dia.

FOTOS Carlos Bassan e Arney Barcelos

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!