Furtos de fios de semáforos aumentam 500% só este ano

Foram 62 ocorrências registradas neste ano e nove no mesmo período de 2023

Situações que colocam em risco a segurança viária e a fluidez do trânsito, as ocorrências de furto de fiação semafórica aumentaram mais de 500% em 2024. Levantamento realizado pela EMDEC (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) aponta que 62 ocorrências desse tipo foram registradas de janeiro até a primeira quinzena de junho. No mesmo período de 2023, foram nove ocorrências – um aumento de cerca de 589%.

Os 62 casos registrados neste ano equivalem a 3,4 km de fiação elétrica e um prejuízo de R$ 61,7 mil. O aumento das ocorrências equivale a 244% em relação ao mesmo período de 2022 (18 casos) e 8,8% de 2021 (57 casos).

Ao longo de todo o ano de 2023, foram 53 ocorrências de furtos de fiação semafórica, totalizando 3 km de fiação elétrica. Em 2022, foram 33 casos, totalizando 792 metros de cabos e, em 2021, foram 82 ocorrências, totalizando 3,6 km de cabos.

O custo estimado dos equipamentos, ao longo dos quatro anos, alcança R$ 195,7 mil. O valor alcança o investimento médio necessário para implantar um novo conjunto semafórico.

Os semáforos são instrumentos que promovem a segurança viária e previnem acidentes. Além dos prejuízos diretos, a recuperação dos equipamentos envolve os custos com mão de obra, transporte e deslocamento. Sempre que uma situação desse tipo acontece, é preciso mobilizar as equipes de forma imediata, impactando o cronograma de outras frentes de trabalho”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

A maioria dos registros de furtos de cabos semafóricos deste ano está concentrada nas regiões central, na avenida das Amoreiras e no Corredor BRT Perimetral.

Em todas as situações, o funcionamento dos semáforos é prontamente restabelecido. Porém, no período em que os equipamentos ficam inoperantes, a segurança viária é colocada em risco e pode ocorrer sinistros (acidentes) de trânsito.

Segundo Riverete em todos os furtos a EMDEC registra boletins de ocorrência, providencia registros fotográficos e aciona os órgãos de segurança pública (GCM Guarda Municipal e a Policia) e também as equipes de segurança patrimonial da empresa realizam rondas para coibir esse tipo de situação.

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!