Germano continua reitor da PUCCAMP até 2026

A cerimônia, realizada no auditório principal do Campus I na manhã desta dia 1º de fevereiro, teve a participação do Arcebispo Metropolitano de Campinas D. João Inácio Müller, Grão-Chanceler da Universidade, do Arcebispo Emérito D. Gilberto Pereira Lopes, do Prefeito de Campinas, Dario Saadi, de ex-reitores, autoridades da região e representantes de instituições de ensino e de pesquisa. Além das autoridades presentes, outras acompanharam a transmissão da posse pela internet.

O evento começou às 9h com a realização e uma missa celebrada por D. João. Em seguida, foi realizada a posse do Reitor e do Vice-Reitor prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, dos novos pró-reitores, dos diretores dos cinco centros educacionais e de todos os cursos de graduação e pós-graduação da Universidade.

Assumiram os cargos os professores Cyntia Andretta, Pró-Reitora de Graduação; Alessandra Nogueira, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação; Rogério Eduardo Rodrigues Bazi, Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários; e Victor de Barros Deantoni, Pró-Reitor de Administração.

D. João, durante a realização da missa, pediu para que os novos gestores seguissem o exemplo de liderança de Jesus Cristo na execução de suas funções, vivendo próximo e ao lado de seus colaboradores, prezando a harmonia. “O bom gestor é limpo, verdadeiro, livre, com palavra, transparente, que conduz, potencializa e valoriza cada um”, disse.

No discurso da posse, o Arcebispo desejou que o Reitor iniciasse seu novo mandato dando sequência ao trabalho de construir uma universidade voltada para fora, dialogando com a sociedade, compartilhando conhecimento e em rede com outras universidade e instituições de pesquisa.

O Prof. Dr. Germano lembrou em seu discurso dos desafios e conquistas dos primeiros quatro anos de mandato, em que enfrentou dois grandes desafios, a implantação do plano de carreira docente e a epidemia da covid-19.

Ele elogiou todo o empenho e dedicação da comunidade acadêmica, em especial em ter conseguido implantar em 10 dias o ensino remoto em todos os cursos, sem deixar que o isolamento social afetasse o funcionamento da Universidade. “Somente juntos conseguimos superar as dificuldades e realizar sonhos. Temos consciência que a universidade é uma obra inacabada, sempre em construção, e agora é o momento de olhar para frente”, disse.

O prefeito Dario Saadi, ex-aluno de Medicina da Universidade, também elogiou a Instituição e o trabalho desenvolvido na Instituição. “A PUC-Campinas é um orgulho para a cidade. Tem uma história fantástica, é um centro de ensino e pesquisa de muita qualidade, em diversas áreas”.

200 mil formados

Uma das sete pontifícias universidades brasileiras, a PUC-Campinas é uma das mais tradicionais instituições de ensino do País e completou 80 anos de atividade em 2021. Formou mais de 200 mil profissionais de destaque nas mais diversas áreas e atualmente tem cerca de 60 cursos de graduação, 10 de mestrado e três de doutorado.

O Prof. Dr. Germano é graduado pela Faculdade de Filosofia da PUC-Campinas, em 1984, com Mestrado em Filosofia em 1995 e Doutorado em Educação em 2001, ambos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

foto Fernanda Sunega
  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!