GM, PM e EMDEC começam blitzes no Centro, Barão e Campo Grande durante Fevereiro
Começou nesta segunda 3/2 em Campinas uma operação coordenada entre as forças de segurança e a EMDEC em toda a cidade para fiscalizar preventivamente infrações e riscos e desacordos com a legislação. Trata-se de uma “força-tarefa” entre Emdec, Guarda Municipal (GM) e Polícia Militar (PM) para coibir comportamentos de risco no trânsito e intensificar a presença do poder público nas ruas de Campinas. . A ação integrada será no mesmo estilo realizado em anos anteriores e prevê a realização de blitze diárias nos eixos das principais avenidas da cidade, abrangendo regiões como o Centro, Barão Geraldo e Campo Grande. E no final do mes o cronograma inclui ainda abordagens para a abertura do Carnaval 2025, no dia 28 de fevereiro.
“Quem adota comportamentos irregulares no trânsito escolhe o risco de causar um sinistro, que pode resultar em uma vida perdida. As blitze nos ajudam a identificar condutores que cometem infrações de forma recorrente. A fiscalização acirrada ainda é a maneira que temos de fazer com que mais pessoas respeitem as leis de trânsito e salvar vidas”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
O secretário de Segurança Pública, Christiano Biggi Dias, enfatizou que esse tipo de ação conjunta colabora no combate à criminalidade. “Fizemos um mapeamento com as áreas de maior incidência e estamos desencadeando ações para coibir atividades ilícitas”, explica.
“Vale ressaltar que o indicador criminal de roubo de veículos caiu 30,98% e o de furto teve uma pequena variação positiva de 0,08% de janeiro a novembro do ano passado, segundo os dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, com base no registro de boletins de ocorrência em todas as delegacias da cidade. E ao intensificar essas operações integradas, pretendemos reduzir ainda mais estes índices criminais e aumentar a sensação de segurança do campineiro”, completou Biggi.
Abordagens com base no CTB como nos anos anteriores
Em conjunto com as forças de segurança, os agentes da Emdec vão fiscalizar diversos enquadramentos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), entre eles o estado de conservação dos veículos e a documentação (escapamentos irregulares / motos “barulhentas”, licenciamento vencido, placa em desacordo com a legislação, etc). Serão empenhados sete agentes da mobilidade urbana e duas viaturas por operação.
Os agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar também vão realizar abordagens de segurança, focadas no combate ao tráfico de drogas, furtos, roubos e receptação de produtos ilícitos.
As operações conjuntas envolvendo a Emdec, a Guarda Municipal e a Polícia Militar foram intensificadas a partir da Lei Nº 14.599, de junho de 2023, que ampliou as competências dos órgãos municipais e dos agentes da mobilidade urbana no que se refere à fiscalização de trânsito.
Em 2024, 127 operações integradas identificaram 4,8 mil infrações.
Entre janeiro e dezembro de 2024, a Emdec promoveu, em conjunto com a Guarda Municipal (GM), as Polícias Civil e Militar (PM) e o Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CPTran/PMESP), 127 operações integradas. Elas identificaram, nesse período, 4,8 mil infrações de trânsito e resultaram em 1,3 mil remoções ao Pátio Municipal. E no mês de janeiro, foram realizadas 18 operações integradas, que resultaram em 644 autuações, sendo 532 (quase 83%) aplicadas a motocicletas.
Publicar comentário