HMP agora funciona a energia solar bancada pela CPFL
O HMP (Hospital Municipal de Paulínia) passou a contar neste mês com um sistema próprio de geração de energia solar e automação da central de abastecimento de água gelada. Com um investimento total de R$ 4,9 milhões da CPFL Paulista, as ações fazem parte do programa CPFL nos Hospitais, mantido por meio do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Segundo Roberto Sartori, diretor-presidente da CPFL Paulista, a economia de energia alcançada pelo Hospital Municipal poderá contribuir para a melhoria da estrutura e dos serviços de saúde oferecidos à população de Paulínia e região pela administração pública. “Projetos como esse geram ganhos concretos para o município. A redução dos custos operacionais do hospital permite que a administração direcione recursos para outras necessidades da área da saúde, beneficiando diretamente a população”, destaca.
Para o prefeito de Paulínia, Danilo Barros, “a inauguração da usina solar no Hospital Municipal representa um marco para a nossa cidade. Além de garantir uma economia significativa nos custos de energia, essa iniciativa também reforça nosso compromisso com a sustentabilidade, que queremos e iremos expandir para outros espaços públicos. É um grande avanço para a saúde e para o meio ambiente. Agradeço à CPFL Energia por essa parceria“.

O projeto incluiu a automação da central de abastecimento de água gelada, composta por quatro chillers e seis bombas que operam 24 horas por dia. O sistema passou a ser controlado por sensores e uma plataforma digital, aumentando a eficiência energética. A usina solar fotovoltaica, instalada no telhado do hospital, tem potência de 873,2 kWp e já está em operação, contribuindo com a geração própria de energia limpa e reforçando o abastecimento da unidade.
Com a entrega do projeto, a economia anual estimada é de 2.430 MWh, o suficiente para abastecer cerca de 1.025 residências por mês. O impacto ambiental também é positivo: cerca de 132,4 toneladas de CO₂ deixarão de ser emitidas por ano, o equivalente ao plantio de 794 árvores.
Além de investir na eficiência das instalações do hospital, a CPFL Paulista reafirma seu compromisso com o desenvolvimento social das comunidades. Coordenada pelo Instituto CPFL, o projeto Griots realizou a ação de entrega dos livros da Coleção de Contos Infantis, escrita por Xiaoyu Jin, que narra a história de três crianças de João Câmara (RN) e sua relação com a água, após um projeto de dessalinização realizado pela CPFL Energia em parceria com a State Grid.
Esses livros serão distribuídos entre as crianças internadas no hospital, proporcionando momentos de leveza e acolhimento para pacientes, familiares e profissionais da saúde.
“Esta inauguração simbólica é uma excelente oportunidade para integrar o Instituto CPFL e a frente CPFL nos hospitais. Essas ações reforçam nosso compromisso com a saúde e o bem-estar das comunidades onde atuamos, reconhecendo que a arte e a cultura são formas de oferecer conforto e acolhimento às nossas pessoas“, conclui Daniela.
Sobre o programa CPFL nos Hospitais
O projeto realizado em Paulínia integra o CPFL nos Hospitais, ação mantida pela CPFL Energia, que já modernizou sistemas elétricos de cerca de 500 unidades de saúde em mais de 300 cidades desde 2019, nas áreas atendidas pelas distribuidoras do grupo.
As ações incluem instalação de usinas solares, modernização de sistemas de refrigeração, substituição de lâmpadas antigas por LED e implantação de usinas de oxigênio. Somadas, essas iniciativas já evitaram a emissão de mais de 6 mil toneladas de CO₂ — o equivalente ao plantio de 37 mil árvores — e proporcionaram uma economia de energia superior a 19,2 GWh ao ano.
Reconhecido pela ONU como exemplo de boa prática ligada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o CPFL nos Hospitais integra indicadores ambientais, sociais e econômicos, reforçando o compromisso da companhia com o desenvolvimento das comunidades atendidas.


Publicar comentário