Hoje, segunda, penultimo, dia de Carnaval temos a volta do Bloco dos DJ´s no palco da Grande Praça Durval (agora) de manhã às 10h.
A tarde será a vez do Cupinzeiro saindo da “Praça do Côco” (Irma Carmela Stecchi) e dando a volta pela Vila Agostinho Páttaro
BLOCO DOS DJ’S – O bloco que concentra mas não sai.
Criado em 2019 por um coletivo de DJ’s atuantes na cena cultural de Campinas, e principalmente do distrito de Barão Geraldo, pesquisadores e interessados pela música brasileira como um todo, o que inclui estilos como black music, hip-hop, reggae, jazz entre outros. Apaixonados por discos de vinil, os DJ’s reunidos se aventuram pela rica diversidade da música e apresentam em suas discotecagens ritmos dançantes com ênfase na ‘tropicalidade” que carrega a essência do carnaval. Em 2023 o bloco passou a integrar a programação oficial do carnaval da cidade, e também aumentou os integrantes do coletivo, que está sempre em movimento. O bloco concentra mas não sai pelo simples fato técnico dos DJ’s usarem toca discos para tocar, o que dificulta estar em movimento já que as agulhas são sensíveis e iriam pular mais que os foliões! Porém isso não diminui a alegria e a potência musical dos “Unidos dos Vinil”.
AS 16h CUPINZEIRO HOMENAGEIA OS 40 ANOS DO M.S.T.
À tarde, às 16h, o Bloco do Cupinzeiro sai da Pça do Coco e desfila ao redor dos bairros do centro E esse ano celebra os 40 anos do MST o Movimento dos Sem Terra criado em 1984 no Rio Grande do Sul , que foi fundamental na construção da nossa Constituição e que depois se espalhou pelo pais , conquistou a realização de reforma agrária em várias terras sem registro e improdutivas , porém também sofreu muito preconceito e “ataques” da ala dita de “direita” brasileira. Composto no ano passado , o samba relembra vitorias e processos politicos do MST e sua importância na modernização do pais. “Neste carnaval vamos garantir o direito à alegria e “Vamos em marcha, num movimento rumo à liberdade”, trazendo o samba como guia. Viva o MST, Viva o Carnaval, Viva o Samba, Viva toda a Cultura Popular.” – disse o autor do samba Edu de Maria.
ÀS 22h BLOCO DA SELVA ENTREGA AS “CACHORRAS DA TIJUCA “
E às 22h sai o BLOCO DA SELVA da Avenida Santa Isabel em frente à Moradia.
“Protagonismo feminino, diversidade musical e plural, a energia de bichos e plantas livres e selvagens em um mundo de tochas e torrentes e a alegria carnavalesca compõem a essência do Bloco.” – conta Cleo T Pires que escreveu sobre seu bloco :
“Selváticas, de vitórias surpreendentes munidas. Cavalgam amazonas delirantes. Guerreira que bebe sangue…” cantou Karina Buhr, e inspirou, no recente período pósapocalíptico, a criação do Bloco da Selva. Protagonismo feminino, diversidade musical e plural, a energia de bichos e plantas livres e selvagens em um mundo de tochas e torrentes e a alegria carnavalesca compõem a essência do Bloco. A Selva germinada surge no carnaval oficial de Campinas em 2023. Esse ano ‘Cachorras da Tijuca’ é nosso tema e na Segunda-Feira vamos cobrir a Avenida Santa Isabel. Caninos, felinos, pássaros, flores, camaleões, outros bichos, musgos e árvores verdearão o urbano em 2024.
“Bicharada envolvida no carnaval de 2024: Alessandra Melo, Keka Boaventura, Maryane Comparoni, Thais Simão, Natanael Nascimento, César Almeida, Cléo T Pires, Gabriela Cortês, Filipe Garcia, Kiki Francisca. Cris Smirna, Christian Rodrigues, Will da Leste, Badu Alves, Tatiana Ubinha, Luiz Valls, Daniel Carezzato (in memorian), Gabi Prado, Magnum Madureira, Riva, Aretha, Matheus Souza, Romina Ilumiara, Bia, Glaucia, Mac Maquera, Marlon, Naka e Diego”