O Departamento de Filosofia do IFCH, – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e o CLE Centro de Lógica e Epistemologia da Unicamp realizam nessa quinta, 31 de agosto, um colóquio em homenagem às duas recém formadas doutoras em Filosofia, Maria Érbia Cássia Carnaúba e Carolina Blasio da Silva falecidas no último sábado num acidente em Viracopos. O Diretor do IFCH, Jorge Coli, decretou luto de 3 dias facultando aos professores cancelar suas aulas.
A homenagem se dará a partir das 14h, nas escadarias em frente ao prédio principal do IFCH com a presença do atual diretor e do diretor recém eleito Álvaro Bianchi, além de professores estudantes e funcionários do IFCH. É esperada também a presença do reitor Marcelo Knobel ou de algum representante. Segundo a coordenadora do Departamento de Filosofia do Instituto, prof. Taísa Palhares, também estarão presentes os professores filósofos Marcos Nobre e Marco Ruffino, (orientadores respectivamente de Maria Érbia e de Carolina) e que falarão brevemente sobre os trabalho de pesquisa realizados por ambas as pesquisadoras. “Estamos todos transtornados com essa perda” .
Maria Érbia era pesquisadora e fez o doutorado em março sobre “Teoria Critica” (o pensamento ligado à conhecida Escola de Frankfurt, do início do século XX) sob a orientação do professor Marcos Nobre e participava do Grupo de Teoria Critica do Instituto. Tinha 32 anos, era cearense e ja havia estagiado na Alemanha e dado aulas nos Estados Unidos.
Já Carolina Blasio pesquisou e defendeu tese de doutorado semana passada sobre Lógica Junto ao Centro de Logica, Epistemologia e História da Ciencia sob orientação do professor Marcos Ruffino. Casada e morando na Alemanha, havia apresentado seu trabalho dias antes na Universidade Federal de Juiz de Fora, onde fez a graduação e deixara sua filha com sua mãe.
Veja abaixo a nota de Convite do departamento e a Nota de homenagem do Grupo de Teoria Critca , do qual Maria Èrbia fazia parte
O grupo de Teoria Crítica da unicamp tem a felicidade de ser mais do que um conjunto de pesquisadoras e pesquisadores que trabalham juntos em nome do que acreditam: somos amigos que formam uns aos outros. No entanto, hoje esta felicidade está em suspenso, pois perdemos parte de nós.
Maria Érbia Cassia Carnauba nos deixou no sábado, dia 26 de agosto, devido a um acidente tragico. É com pesar que nós, e suas incontáveis amigas e amigos feitos mundo afora, nos despedimos dela.
A vida que compartilhamos com Maria em anos de aprendizado é o que queremos lembrar e compartilhar neste momento. Sua generosidade, alegria e afeto não tinham hora nem lugar. E tivemos a sorte de no trabalho contar com uma generosa leitora e uma intelectual ativa e acolhedora. Alem de termos patrilhado com ela sua constante busca pela utopia.
Somos felizes por termos sua companhia, Maria. Você nos deixa a promessa de uma vida melhor, que sempre procurou encontrar no interior de qualquer lugar.
Convidamos a todos a comparecerem nesta quinta-feira no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp no período da tarde para prestarem suas homenagens à Maria.
Adriano Januário
Bárbara Santos
Rafael Palazi
Ricardo Lira
Raquel Patriota
Marcos Nobre
Mariana Teixeira
Olavo Ximenes
Ricardo Lira
Divino Amaral
Fernando Bee
Raphael Concli
Paulo Yamawake
Inara Marin
Francisco Corrêa
Bruna Batalhão