No dia 13 de Maio passado, o Jornal de Barão fez 9 anos de excesso de trabalho duro e dificílimo, quase de escravidão. Tudo por não termos renda nem ninguém que queira se juntar a nós (com trabalho é claro) ou que compreenda de Internet (programação, afiliação, etc … (Acrescente a esses 9 também mais 2 anos de jornal em papel entre 1992 e 1994 e mais 1 ano em 2003 somente PDF). Mas atualmente estamos trabalhando com menos de 10% da capacidade, devido à falta de patrocínio. Pois ficamos a maior parte do tempo procurando uma outra forma de ganhar dinheiro ou trabalhando em outra coisa.
Porém várias pessoas / empresas tem a necessidade do trabalho de nosso jornal para divulgação de noticias, sobretudo as organizações solidárias que vivem de doações e que SEMPRE divulgamos sem qualquer cobrança. Porém como manter? Alguém pode ajudar? (não necessariamente com dinheiro, claro. mas é disso que precisamos para continuar)
Nós fomos dos primeiros a fazer jornalismo on line (isto é: sem carros, sem reportagem de rua, sem equipe ou equipamentos, devido à falta de condições investimentos – Há vários outros jornais assim, embora com o apoio de corporações bilionárias). Porém também ficamos esses 9 anos praticamente sem programações, sem Google ADs, sem Adsense, afiliados, e sem apoiadores constantes que pudessem garantir nossa sobrevivência. Pois nosso foco sempre foi DIVULGAR NOTICIAS, A HISTÓRIA E DADOS SOBRE BARÃO GERALDO PARA OS PRÓPRIOS MORADORES que os desconhecem e precisam deles. Porém parece haver uma recusa, um desprezo em receber essas informações devido à falta de investimento $$$ em divulgar o jornal. Agradecemos apenas os apoios de muitas pessoas que nos enviaram fotos, vídeos e noticias dos vários bairros e fatos ao longo desses anos. (Seria muita gente para agradecer…)
Sabemos que temos grande capacidade jornalística profissional, fortemente exercida, sem particularidades e opiniões pessoais, mas com muita vontade nos primeiros anos, sem qualquer tipo de patrocínio. Criamos 80% ou mais dos grupos de bairros de Barão ainda vigentes e fomos aos poucos repassando para os lideres, Sem falar no levantamento histórico e nas tentativas de investimento para conseguir patrocínio do Google. Assim, aos 9 anos, totalmente sem base e sem capital, estamos em vias de mudança de direção (em vários sentidos).
Muito obrigado a todos que compreenderam e se beneficiaram de nosso trabalho que, para nós, até o momento foi em vão ….
Arney Barcelos