Jornal vai republicar os “Registros originais do Boi Falô” em Campinas

Devido à vários pedidos, o Jornal de Barão irá republicar a série dos primeiros registros históricos do mito ou chamada Lenda do Boi Falô “Os Registros Históricos do Boi Falô” levantados nos arquivos escritos de Campinas e São Paulo pelo historiador Warney Smith Silva como contraparte e como assessória à sua pesquisa para o livro sobre a Historia de Barão que escreveu.

Segundo o autor, ele decidiu fazer essa pesquisa porque, quando ele participou da 1ª Festa do Boi Falô em 1988 e quando entrevistou os antigos moradores de Barão Geraldo nos anos 1990, nenhum deles falou sobre Toninho ou sobre o Barão como personagens da lenda . Mas quase todos falaram que o fato teria ocorrido no “Capão do Boi” (um pequeno bosque que havia na entrada de Barão). Outro detalhe fundamental que tiraram da lenda original : E que, a partir dos anos 1990 e sobretudo quando retomou sua pesquisa histórica, ja em 2014 “Eu tomei um susto e fiquei abismado com a total distorção e transformação que fizeram na lenda apenas para colocar manifestações de “luta de classes” e Luta contra o racismo” que não faz nem nunca fez parte da lenda ! O sentido original da lenda é apenas a manifestação de Deus protestando contra a desobediência humana de uma ordem divina!” – disse Smith.

A pesquisa sobre os mais antigos documentos históricos sobre a lenda do Boi Falô foi feita nos arquivos da Câmara Municipal, no Arquivo Municipal, nas Bibliotecas Emanoel ZInk (da Prefeitura) e do CCLA e na Biblioteca da Academia Campinense de Letras e do Centro de Memória – Unicamp. E segundo ele, apenas 6 registros foram encontrados sobre essa lenda, antes da carta de Gilberto Antoniolli ao Correio Popular em 1989, que foi o principal patrocinador da Festa. Foi a partir desse artigo que se desenvolveram as outras versões com Toninho e o Barão , que se tornaram peça de teatro, videos, filmes, livros didáticos e obrigatórios nas escolas municipais e inumeras reportagens todas feitas com os releases prontos – com essa única versão que até então era desconhecida em Barão.

O primeiro foi um artigo do historiador e jornalista Jolumá Brito , de 1973. O segundo , uma entrevista com a portuguesa Albertina Martins , em 1977, ela que se mudou para Barão em 1935 . O terceiro de 1983 é uma entrevista com o “Juiz de paz” – Hélio Leonardi – de falando de alguns “causos ” de Barão. também de 1983 um pequeno livro sobre a lenda com uma entrevista pelo professor César Nunes com um antigo trabalhador rural analfabeto de Barão , sr Vadão de Oliveira. O 5º uma entrevista com o ex subprefeito Orfeu Leonardi, também contando causos. Depois, uma entrevista com o seu Antônio Ferrari em1989 protestando contra a derrubada do Capão do Boi tido como “consagrado” pelos antigos.

Depois desses, a lenda foi fixada pela Prefeitura de Campinas como uma manifestação de um ex escravo (no caso , um africano) de nome “Toninho” que foi enterrado ao lado do tumulo do Barão. e aos poucos diversas extensões desse nucleo foram criados após a Festa do Boi ter se tornada oficial.

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!