A L.E.U. – Liga das Engenharias da Unicamp – é a equipe campeã da 32º Copa Barão de Futebol Amador de 2024. O time venceu a equipe E.C.R.M (Esporte Clube Roberto Moreno – que era líder e estava invicto na Copa), por 2 a 1 na partida final realizada neste domingo 30/06. O time também ganhou outros troféus: o “Fair Play” (para a equipe com menos cartões), o de Artilheiro (Guilherme Gargalhone) e o de “Goleiro menos vazado” para Gustavo Paradella que aliás teve uma ótima atuação na partida (a nosso ver o melhor em campo), impedindo muitos gols do ECRM. Já o ECRM ficou com os troféus de vice campeão e do artilheiro Diego Campos que fez mais um gol e empatou com Gargalhone, ambos com 6 gols. No jogo preliminar das escolinhas de Barão o time juvenil do Real Esperança venceu o time do Projeto Alimentar por 3 a 2, com gols de Duda, Joaquim e Guilherme para o Real Esperança e de Marcos e Fernando para o Projeto Alimentar.
A partida foi bastante tensa e, como sempre, com muita reclamação da arbitragem. Apesar das paralisações devido à varias faltas no 2º tempo, terminou sem nenhuma expulsão.
A LEU estreou na Copa Barão este ano e ficou em 2º lugar na fase de pontos e empatada com a L.A.U. (Liga das Atléticas da Unicamp) que também estreou este ano. Ambas as equipes disputaram os jogos da Semifinal, porem a LEU empatou ambos os jogos com a LAU e só chegou à final por ter feito 2 gols a mais.
A PARTIDA FINAL:
O jogo começou bem equilibrado, mas a velocidade dos passes e jogadas dos atletas da L.E.U. era bem mais nítida e assim conseguiam chegar mais rápido no campo de defesa do E.C.R.M., porém poucas vezes conseguiam finalizar. Já a equipe do ECRM se concentrou mais na defesa e demorava mais para armar um contra ataque. Porém chegavam na área da L.E.U de forma mais consistente e com mais perigo de gol. Nos primeiros 20 minutos de jogo, (cada tempo é de 40 a 45 minutos, com acréscimos) do 1º tempo, o ECRM chegou bem mais vezes (19 vezes) à finalização com chutes a gol . Um chute na trave, outro raspando a trave, mas a maioria das finalizações foram defendidas pelo goleiro Gustavo Paradela que estava numa excelente preparação e foi o melhor jogador da partida (em nossa opinião). Mas a LEU estava muito bem entrosada e preparada, continuava em suas jogadas muito rápidas, passes rápidos e certeiros chegando rapidamente ao ataque. Porém, na maioria das vezes eram barrados pela forte defesa do ECRM. Mas aos 23 minutos Amaral recebeu, já na grande área e numa jogada paralela, numa dupla de ataque, marcou 1 a 0 para a LEU. Percebeu-se maior rapidez e domínio da LEU. Porém nesses 10 minuto finais da 1ª etapa, foi o ECRM quem dominou o jogo, porém sem conseguir finalizar.
No segundo tempo, o ECRM voltou mais rápido e ofensivo e partindo para o ataque, obrigando a LEU a se recuar um pouco mais. O jogo continuou disputadíssimo, com a LEU voltando a armar jogadas com muita rapidez. Também fortaleceram a defesa, agora com 4 jogadores, devido a estarem ganhando e o negocio seria bloquear os ataques do ECRM e passar rapidamente para o ataque. E numa dessas jogadas , alguém da LEU passou para Pedro em frente à pequena área que bateu no canto e fez 2 a 0 LEU. Aí depois disso, o clima do jogo ficou bem mais tenso . E também, com o cansaço dos jogadores, passou a ocorrer mais faltas, reclamações e cartões. Os atendimentos aos jogadores da LEU demoravam muito e as reclamações continuavam. Os jogadores da ECRM também passaram a receber mais faltas próximo à área da LEU o que proporcionou várias faltas perigosas em favor da ECRM. Porém, com todas elas não conseguiram acertar o gol com chutes diretos ou foram interditadas pela defesa. Nessa disputa tensa , ambos os times cansados, após uma batida lateral, numa jogada conjunta do ECRM, Diego Campos já dentro da área marca para o ECRM aos 27 minutos do 2º tempo. 2 a 1.
Depois disso o jogo ficou ainda mais tenso , com maiores paralisações e reclamações. E assim, chegando ao tempo regulamentar de 40 minutos, o juiz Augusto concedeu mais 7 minutos de acréscimo, sob protesto do técnico Renan da LEU. Porem durante esses 7 minutos, mais duas faltas e quedas, com atendimentos demorados e algumas discussões . E assim o juiz deu mais 2 minutos . O ECRM tentava chegar na área do LEU para empatar, porém a defesa várias vezes recuperou a bola e passou a fazer jogadas lentas, ja que venciam o jogo. E após mais uma finalização sem sucesso, assim que o goleiro do LEU repôs a bola o juiz encerrou a partida aos 52 minutos corridos.
COMENTARIOS FINAIS
Ao final , entrevistamos os dirigentes dos dois times. André Silva do ECRM disse que o time entrou no campeonato bastante dedicado, nos empenhamos muito, fizemos um grande campeonato, mas infelizmente futebol é assim: nem sempre o melhor vence . André disse que muita gente – até o próprio Jornal de Barão – disse que o ECRM era o grande favorito para vencer o campeonato. “Mas infelizmente futebol não e assim. Dentro de campo é outra coisa ! E hoje infelizmente a bola não quis entrar, vamos dizer assim. Tivemos várias chances de fazer gol mas não concluídas em gol”. Segundo ANdre isso acabou punindo o time com várias tentativas de finalização em gol dentro da área que nao entrou . “Era pra sentir que o campeonato seria deles mesmo. ”
Sobre a Copa, André disse que o Campeonato é muito bom , o campo bem gostoso de jogar e que está muito diferente de edições anteriores “E pra melhor. Tivemos problemas no passado com papeis etc. Mas esse ano foi muito melhor , A ADBG esta de parabens e ano que vem estamos juntos de novo, se Deus quiser“.
Já Renan Pilotto, técnico da L.E.U. em primeiro lugar parabenizou o E.C.R,M por ser um time muito bom com excelentes jogadores e ressaltou que o time da Liga é a primeira vez que entra na Copa , que é um time novato e não tem muito como treinar. “Treinamos 3 vezes por semana nas terças às 6 da manha, na quarta às 9 da noite e os jogadores deixando estágio , trabalho e família em casa para ir treinar Mas o trabalho deu resultado. Conseguimos jogar bem hoje , do jeito que a gente treina e ta aí o resultado“. Pilotto ressaltou que a L.E.U. teve algumas dificuldades na 1ª fase de grupos, dois “belos” jogos bem equilibrados com a L.A.U. que resultaram em empates . “Mas nessa final a gente soube jogar, fazer os gols quando precisou . Também sofremos nessa final com bola na trave, goleiro fazendo milagre , mas a final é assim. A gente sai muito feliz aqui com todo o trabalho“
Para o ano que vem Renan Pilotto confirmou que a participação faz parte “Vamos buscar jogar todo ano ai pra se preparar. Temos um campeonato importante na Unicamp no 2º semestre E a Copa Barão é importante para preparar o ritmo do jogo, motivação claro porque queremos ser campeões por ser um campeonato importante”