Um grupo de lideranças de Barão Geraldo realizaram, no último dia 12 de junho, a primeira reunião do FÓRUM CONSULTIVO DE BARÃO GERALDO com o objetivo de unificar as lutas de todos os bairros e moradores por demandas e necessidades do Distrito.
Essa reunião contou com a presença de 12 representantes ou lideranças dos bairros: Bosque das Palmeiras, Village, Piracambaia, Jd. Alto da Cidade Universitária, Jd Independência, Guará, Jd. São Gonçalo, Vila Santa Isabel, Vila São João, um representante da Câmara de Cultura, um da Associação Pró Memória de Barão (ainda em criação) e incluindo o JORNAL DE BARÃO que gravou a reunião e estará disponível aqui para quem quiser ver.
A primeira reunião basicamente discutiu em primeiro lugar como seria organizado o Fórum, propostas de regras de funcionamento – dias , periodicidade, tempo de reunião, tempo de fala, limitação de assuntos, decisões, votações, etc.
Mas a principal questão que seria discutida foi a desativação de várias linhas de ônibus feitas em Barão pela EMDEC.
Trata-se principalmente da retirada das linhas 374, 376 e 328 que mudou completamente o itinerário, além da redução das linhas 321 e 322 que vem causando grande prejuízo para grande parte dos moradores daqueles bairros (Guará, Jd. Alto, Bosque das Palmeiras, Village, Vale das Garças e Piracambaia). Essa questão foi levada pelo Jornal de Barão ao Fórum , ja que a EMDEC entrou em contato com o jornal solicitando contato de 3 lideranças de bairros para uma reunião. Entretanto todos consideravam esse número muito pequeno de representantes de moradores.
Foi solicitado também cobrar das autoridades melhor pavimentação do das viás públicas, de forma urgente para os ônibus, para que não sofram avarias com a precariedade em que se encontram. Houve também solicitação de um estudo de tráfego para o Jd. Independência para que a Rua Felisberto Brolezze só desça e a Rua João Passos da Silva só suba.
Também foram levantadas propostas de discussão para as próximas reuniões : pavimentação e trânsito, incluindo aí a necessidade das passagens de fauna.
IMPORTÂNCIA DO FÓRUM PÚBLICO EM BARÃO
Um dos organizadores do Fórum e que é seu principal mediador é o arquiteto e professor Manuel Rosa Bueno que, mediante o forte desprezo da Prefeitura por Barão Geraldo nos últimos anos, achou que era fundamental recriar uma reunião de lideranças, moradores interessados em discutir Barão Geraldo e se unificarem para fortalecer as reivindicações dos moradores. O fórum visa estimular a participação e que cada morador sinta que pode realmente dar sua contribuição para a melhoria da sua comunidade.
Segundo ele, a ideia do fórum consultivo é de criar união entre as lideranças e moradores de Barão pela máxima que pouco praticamos: “A união faz a força”. Manuel disse que queremos que o Fórum tenha um caráter bem democrático e participativo, que encurte a distância entre aquilo que a população quer, suas demandas e o poder público. “A gente sabe que nossos representantes políticos são eleitos a cada quatro anos e que depois essa comunicação entre a população e esses representantes fica muito difícil. Para o representante que realmente quer ajudar a população, não existe um canal para consultá-la, para saber o que a população quer e também não existe um canal para a população conversar com o representante, seja ele de boa índole ou não, e exigir dele que atenda as suas demandas. Então, o fórum será justamente esse estágio intermediário que vai nos permitir estar em contato com a administração municipal, e demandar dela que nos informe o que tem sido feito em prol da população e também dizer o que queremos que seja feito.”
Manuel diz que pretende que esse canal de comunicação seja o mais representativo possível. “Quanto mais, mais forte ele será. A cada demanda atendida, a população terá mais confiança de que o sistema tem força e isso vai estimular mais ainda o seu engajamento.”
Outro organizador da reunião e participante do Fórum, o historiador Warney Smith, disse que a recriação e retomada do Forum de Barão é fundamental para se tentar unificar as lideranças de Barão e assim fortalecer a representação política em Barão para que se tenha mais força politica de reivindicação junto à Prefeitura de Campinas e suas empresas.
Ele lembrou que Barão Geraldo já teve pelo menos 2 ou 3 grupos de representantes de vários bairros para reivindicar coletivamente solução para as demandas do distrito e também para discutir o Plano Diretor do distrito “Desde a criação da primeira Associação de Moradores ainda nos anos 1960, a “Sociedade Amigos de Barão Geraldo” , vários presidentes ou diretores de associações criaram alguns desses grupos. O primeiro foi o grupo “SOS Barão”, criado por Valdir Terrazan, Valmir Geraldi, pela PROESP e outros presidentes ainda nos anos 1980. Depois as Associações criaram o primeiro “Conselho Distrital” ainda no início dos anos 1990 e que foi muito importante pois estabeleceu o 1º Plano Diretor Local em 1996 que ainda esta vigente, mas precisa ser reformulado nessa gestão.” Mas no governo de Izalene em 2003 o Conselho foi recriado como “Fórum Consultivo” com apoio e participação da subprefeitura inclusive. E esse Forum ainda durou até o governo do Dr. Hélio. “Mas conseguiu pouca coisa e com o tempo, acabou caindo no esquecimento“. – disse Warney
Outro dos organizadores é Matheus Vieira de Luca , diretor da AMPROVIC (Associação dos moradores e proprietários do Village Campinas) . Ele, percebeu que se ele quisesse que as coisas no bairro mudassem ele deveria participar mais. Matheus acha que temos a ganhar muito com o Fórum: “Barão Geraldo é um lugar cheio de desafios porque é muito diverso, mas também tem muito potencial. Ainda mais com a vinda desse Hub de tecnologia, pra região, se a gente souber orquestrar bem isso, só tem ganhos ai pra gente” – diz Matheus
Viviane Lima e Silva coordenadora da Associação do Piracambaia 1 disse que seu bairro é muito injustiçado pela Prefeitura e até tendo outros bairros contra. Ela acredita que “a gente, unindo forças nós conseguimos cada um conhecer os problemas de cada um , as necessidades de cada bairro e tentar um ajudar o outro sem se prejudicar. E é importante a gente comecar a tentar, todo mundo , encontrar um caminho para tentar resolver as coisas juntos em vez de um prejudicar o outro. Porque juntos a gente é mais forte” – disse Viviane
Além deles também participaram da organização Joana Darc, do Jd Alto da Cidade Universitária, Edson Pontes presidente da BOPALBG (Associação do Bosque das Palmeiras), Pablo y Castro tutor do programa Vizinhança Solidária do Jd Independência, Daniel Salvi , da Câmara Territorial de Cultura de Barão , Ricardo Medeiros , também do Piracambaia, Maria Clara FIllipini da Cidade Universitária, e Nádina Fernandes , da Região da Mata S. Genebra. Por fora, através de redes sociais, participam outros como Digão Sellin , Edgar Zambuzzi, Priscila (Bosque de Barão), Célia (Vale das Garças) e vem crescendo trazendo representantes de cada bairro ou setor.
(Matheus Queiroz)
VEJAM A GRAVAÇÃO
1ª Reunião do Fórum de Barão Geraldo 12/06/2021 – YouTube