Uma loja de conveniência de Barão Geraldo foi autuada, nessa sexta, por permitir a entrada de clientes sem máscaras de proteção facial e promover aglomeração de pessoas no interior do estabelecimento. Também uma oficina mecânica do distrito foi flagrada pelos fiscais da Prefeitura com mais de cinco funcionários trabalhando sem uso de máscaras.
As autuações foram realizadas por fiscais da Coordenadoria de Vigilância Sanitária do DEVISA (Departamento de Vigilância em Saúde) que, em conjunto com a Guarda Municipal e uma equipe da Secretaria de Saúde do Estado, inspecionaram na noite de sexta-feira, 14 de maio, diversos estabelecimentos comerciais em Barão. A fiscalização envolveu restaurantes, lanchonetes, padarias, drogarias, oficinas mecânicas, lojas de conveniência e postos de combustíveis, a fim de verificar o cumprimento das medidas sanitárias obrigatórias nos decretos municipais vigentes.
A maioria das fiscalizações – como a da loja e da oficina – foram denunciadas anonimamente pelo 156 e repassadas para a equipe. A prefeitura não divulgou o nome dos estabelecimentos autuados que poderão receber multa no valor de R$ 3.030,88. Porém todos os autuados podem recorrer da autuação.
Conforme o DEVISA, durante o dia, também foram realizadas ações de fiscalização em dois prontos-socorros de hospitais do munícipio, em atendimento às denúncias recebidas pelo 156. Foram verificados os fluxos de pacientes sintomáticos e o local de testagem de pacientes com suspeita de Covid-19. Não houve constatação de irregularidades e os responsáveis foram apenas orientados.
MQ