Mariana Conti será a primeira mulher a presidir a Câmara em Campinas

Em cerimônia sem público e presidida pela 1ª vez por uma mulher – a moradora de Barão, Mariana Conti (PSOL) – os vereadores da Legislatura 2021-2024 e novo prefeito e vice de Campinas tomam posse às 10 horas deste dia 1º de janeiro, com transmissão ao vivo pela TV Câmara Campinas .
O fato é ainda mais significativo porque a composição da Câmara para os próximos quatro anos é também a que terá o maior número de vereadoras da história da CMC. Além de Mariana, foram eleitas três outras representantes do sexo feminino: Débora Palermo (PSC), Guida Calixto e Paolla Miguel (ambas do PT). A presidente poderá, inclusive, se quiser, convidar outras parlamentares para compor a Mesa durante a posse, visto que esta determinação cabe justamente a quem conduz a solene.

Outro ponto inédito, ainda que menos alvissareiro, é o fato de que a posse dos vereadores será virtual, em virtude da pandemia e da fase vermelha do Plano São Paulo, que estará em vigor no dia 1º. Cada parlamentar estará no próprio gabinete e será empossado ali, por meio de teleconferência – à exceção da presidente e integrantes da Mesa (que ficarão no Plenário seguindo a critérios de distanciamento).
Finalizadas as posses de vereadores, prefeito e vice, os parlamentares farão uma nova reunião, também com transmissão ao vivo pela TV Câmara, para eleger o presidente da Casa e a Mesa Diretora para o biênio 2021-2022 – composta pelo próprio presidente, 1º e 2º vice-presidente; 1º a 4º secretários; e ainda corregedor e corregedor-substituto.

A vereadora Mariana Conti dará ciência das chapas/parlamentares concorrentes também de maneira virtual e chamará então, individualmente e por ordem alfabética, os 33 empossados. Assim que tiver seu nome chamado, o vereador ou vereadora se dirigirá ao Plenário, assinará oficialmente o livro de posse e, na sequência, irá à tribuna onde declarará verbalmente o voto e entregará a cédula que deverá trazer preenchida já do próprio gabinete. Feito isso, o/a votante voltará ao próprio gabinete e o/a parlamentar seguinte será chamado para passar pelo mesmo trâmite.

Depois de todos terem votado, o resultado será contabilizado e os nomes do novo ou nova presidente e integrantes da Mesa serão anunciados. O presidente eleito, então, será convidado para ir ao plenário assumir o comando da reunião – e da Casa – e encerrar o encontro do dia 1º de janeiro.

foto divulgaçãoi
  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Ônibus será gratuito e com horarios de dias uteis neste domingo em Campinas e Paulínia

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!