A Fundação José Pedro de Oliveira em parceria com a Coordenação de Educação Ambiental da Diretoria de Ensino Oeste realizou nesta quinta-feira, 21 de março, às 10h, o lançamento do projeto “Abelhar: escola amiga das abelhas nativas”.
O projeto visa sensibilizar educadores de escolas estaduais de Campinas sobre a importância de ações para a conservação de polinizadores e capacitá-los a identificar e proteger espécies de abelhas nativas sem ferrão presentes nas unidades de ensino.
As formações serão integradas ao projeto Letramento Ambiental/ Diretoria Estadual de Ensino do Verde promovido pela Coordenação de Educação Ambiental da Diretoria de Ensino Região Oeste de Campinas em escolas do município com o objetivo de oferecer subsídio para um processo educativo permanente nas unidades escolares que desenvolvam a sensibilização ambiental não somente nos educandos, mas em toda a comunidade escolar.
O presidente da Fundação José Pedro de Oliveira, Cidão Santos, destacou a importância do projeto. “As abelhas nativas são a base de todos os ecossistemas. Neste momento de aquecimento global e ameaça aos polinizadores, ao desenvolvermos essas temáticas dentro das escolas estarmos em um dos principais caminhos para atuarmos frente a essa crise”, disse o presidente.
A supervisora de ensino Irani Mosca ressaltou a importância de levar essa temática ao ensino formal. “Nossos alunos estudam neste ano temas relacionados aos polinizadores pela sua importância, porque acreditamos nessa temática para a garantia da vida e da humanidade”, explica Iraci.
Também esteve presente no lançamento do projeto o professor especialista em currículo, Juvenal Alves Pereira, entusiasta de atividades educativas para a conservação das abelhas.