A FJPO – Fundação José Pedro de Oliveira- administradora da Mata de Santa Genebra, suspendeu, até 14 de setembro, algumas atividades como as visitas autoguiadas e os passeios em roteiros mais distantes da sede (como a Trilha dos Canxins (5km) e o contorno da Floresta (8km) em virtude da previsão de altas temperaturas e baixa umidade, que aumentam os riscos de incêndios florestais e coloca em perigo tanto os visitantes quanto a unidade de preservação. O clima extremo também torna contraindicada a realização de atividades físicas intensas. A medida foi solicitada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente à Seclimas – Prefeitura de Campinas
Porém os funcionários técnicos continuarão comparecendo. Serão mantidas as visitas monitoradas nos percursos menores, próximos à sede da Fundação, como a Trilha do Jatobá e as visitas ao Borboletário e ao Viveiro de Mudas. Os visitantes poderão percorrer, de forma segura e com conforto, apenas pequenas distâncias, em área sombreada e próxima a pontos de hidratação. A FJPO assegura, a disponibilidade da equipe de técnicos, biólogos e brigadistas para atuação em caso de ocorrências na Mata de Santa Genebra e sua Zona de Amortecimento. (A Mata possui uma brigada própria que trabalha na prevenção e combate a incêndio).
Feirata transferida para 9/11 (se não chover)
Também a data da FEIRATA – Feira da Mata de Santa Genebra – foi alterada devido à condição extrema do atual período de estiagem. A equipe da FJPO considerou a condição atual do alto risco de incêndios florestais e da baixa qualidade do ar e decidiu por alterar também a data da edição do evento, que passa a ser dia 9 de novembro, das 9h às 16h. Inicialmente seria em 21 de setembro, início da Primavera.
Campinas em estado de alerta
Campinas entrou em estado de alerta na terça, 3 de setembro, às 15h20. A umidade relativa do ar atingiu o índice de 19,5%. A Defesa Civil recomenda umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins; permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas; beber bastante água; evitar aglomerações em locais fechados; e usar soro fisiológico para olhos e narinas. Nas horas mais quentes do dia, entre 10 e 16h, deve-se evitar fazer exercícios físicos e trabalhos ao ar livre.