A FJPO (Fundação José Pedro de Oliveira) que administra a Mata Santa Genebra, inaugurou no dia 22 de março (declarado Dia Mundial da Água) o que chamou de “Mini Pantanal Sanã”. Trata-se, na verdade, de um deck (uma estrutura de madeira) de 100 metros que atravessa a várzea brejosa do riacho da Sanã (que nasce na praça Pedro Cané no centro de Barão) e leva visitantes até a beira do riacho, que fica em área preservada atrás do CEASA. Além do deck, também foram inaugurado um meliponários da Mata já implantado.
Para o presidente da FJPO , Cidão Santos , o local lembra muito o ecosistema de pantanal de Mato Grosso e por isso propôs esse nome ao local. “Chamamos de Mini Pantanal pois este meio ambiente possui uma estrutura que lembra o bioma do Pantanal Mato-Grossense”, afirma Cidão Santos. “O local é belíssimo, rodeado de natureza e um dos mais bonitos da cidade”, completa. No entanto, ha biólogos que não concordam, devido o sistema ecológico do local e a vegetação ser de várzea e área brejosa e alagável em épocas de muitas chuvas.
O trajeto começa em uma ponte que leva o visitante para um pequeno lago onde há uma queda d’água. No entorno do lago é possível conhecer diversas espécies de abelhas nativas sem ferrão no meliponário da Mata de Santa Genebra. Continuando a caminhada, o visitante pode percorrer toda a extensão do deck até chegar ao Riacho Sanã, local onde é possível avistar grande variedade de aves e outros animais que habitam neste tipo de ambiente.
O prefeito Dário Saadi participou da inauguração e parabenizou a iniciativa da Mata de Santa Genebra que ocorreu por meio de uma compensação ambiental, em parceria com a Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade e concordou com o nome de “Pantanalzinho da Sanã“’. “Na beira deste riacho já foram avistados diversos animais entre eles onças-pardas. É uma ação importante de lazer e conscientização sobre a preservação do meio ambiente”, disse o prefeito. Saadi disse que faz parte do plano de 250 inaugurações até os 250 anos de Campinas, em 14 de julho proximo.
Na inauguração da estrutura o presidente Cidão Santos fez o descerramento da placa em referência ao meliponário que foi implantado no local em novembro de 2021. “O nome do Mini Pantanal é uma homenagem à Sanã, que é uma ave aquática que habita esta região. Aqui há também um conjunto de nascentes que formam toda a bacia do Rio Camanducaia, da região do Atibaia e estamos festejando a inauguração de dois locais para a visitação pública”, disse o presidente da Mata.
Para visitar o Mini Pantanal Sanã basta se inscrever no site da Fundação José Pedro de Oliveira, em ‘Visita autoguiada’ ou em ‘Visita Monitorada’, com condutores autorizados. Segundo Saadi, Esta ação integra a série de ações para as comemorações dos 250 anos de Campinas. Até o dia 14 de julho de 2024 a Prefeitura anunciará 250 realizações, uma por dia, em todas as áreas, para oferecer mais qualidade de vida para cerca de 1,1 milhão de habitantes que vivem na cidade, além de quem vem para trabalhar e passear.
foto: Fernanda Sunega