A Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO) que administra a Mata Santa Genebra transferiu para a próxima quarta, 24/11 o plantio de 1.000 mudas no Córrego do Guará na Vila Santa Isabel à partir das 9:30h, entre a avenida Santa Isabel (Barbieri) e a praça da lagoa da Vila, na rua Marcolina Mendes Leme. O Córrego do Guará e a lagoa é tido por lei como Área de Preservação Permanente (APP) que faz parte do Corredor Ecológico da Mata de Santa Genebra. a transferencia foi devido às chuvas desta semana.
A população poderá ajudar a equipe da Mata Santa Genebra no plantio. “Este projeto tem como objetivo recuperar trechos das áreas verdes do município de Campinas com o apoio da população, empresas e instituições, e incentivar o contato com essas áreas como forma de promover a saúde e bem-estar humano e a conservação da biodiversidade regional”, explicou o presidente da Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), Cidão Santos.
Nesta quarta 17/11 a Fundação plantou 1.200 mudas de árvores nativas na 28ª Brigada de Infantaria Leve (BIL) na Fazenda Chapadão.
As ações são parte do “projeto Gênesis – Construtores de Florestas Urbanas” da Mata de Santa Genebra, que pretende plantar 3.500 mudas em Campinas até o final de 2021 e é promovido pela F.J.P.O. em parceria com a Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Secretaria de Serviços Públicos e com o Exército, além de instituições privadas e com o envolvimento da sociedade.
Serão plantadas mudas de árvores nativas e frutíferas da Mata Atlântica, como jequitibá, jatobá, pau d’alho, uvaia, pitanga, entre outras. O projeto tem o objetivo de formar florestas urbanas em trechos de parques, praças e áreas degradadas. A Fundação já realizou ações de plantio projeto Gênesis no Taquaral, Lagoa do Mingone, Parque das Águas e Praça João Thomaz.
Nas áreas de plantio serão realizadas as seguintes atividades: