O escritor moçambicano Mia Couto apresentará uma palestra no próximo dia 19, na semana dos 50 anos do IB – Instituto de Biologia da Unicamp. Mas o evento será na FCM, a partir das 14 horas, no auditório 5 da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Mia COuto foi convidado porque também é biólogo e sua palestra será justamente sobre “Literatura e Biologia”.
Couto foi indicado mais de 15 vezes ao Nobel de Literatura e tem diversos premios. Foi vencedor do Prêmio Camões de 2013 e do Prêmio Neustadt de 2014, que é considerado o “Nobel americano” por ser o maior premio literario dos EUA. Seu maior sucesso foi o romance Terra Sonâmbula de 1992 que até ja inspirou o cinema. Esse livro foi considerado um dos dez melhores romances africanos do século XX por um júri criado pela Feira do Livro do Zimbábue de 1995, e faz parte da lista de livros obrigatórios para o Vestibular da Unicamp. O último livro publicado por Mia Couto foi Sombras da Água, lançado em 2016 no Brasil pela Cia. das Letras. A frase mais famosa de Couto é ‘”A maior desgraça de uma nação pobre é que em vez de produzir riqueza, produz ricos.”.
Biólogo de formação e jornalista, Mia Couto trabalhou após o fim da Guerra de Libertação Nacional como repórter da Agência de Informação de Moçambique e de outros veículos, atuando no jornalismo até meados da década de 80. Formou-se em 1985 no curso de biologia da Universidade de Eduardo Mondlane, sendo atualmente professor da área de ecologia desta instituição. Couto também é diretor de uma empresa especializada em avaliações de impacto ambiental na África.
A programação da palestra de Mia Couto terá início às 13h30 com uma intervenção cênica a cargo do Programa Aluno-Artista e também contará com uma apresentação do Apresentação Coral Zíper na Boca às 15h30, seguida de sessão de autógrafos. A Editora Unicamp promoverá a venda de livros do autor durante o evento. O auditório da FCM está localizado na Rua Tessália Vieira de Camargo, 126, na área hospitalar da Unicamp de Barão Geraldo.
(Patricia Dias)