Moradores de Barão conseguem ampliar os debates sobre o PIDS

O grupo de moradores que quer a rediscussão do P.I.D.S. (Pólo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável) conseguiu ampliar o tempo e os locais de discussão em reunião com a SEPLURB (Secretaria de Planejamento e Urbanismo) realizada dia 26/1 passado. Nesse dia, a secretária Carolina Baracat Lazinho, os moradores e arquitetos definiram as etapas e o calendário do processo participativo de discussão do Projeto de Lei Complementar (PLC) que definirá o Parcelamento, Uso e Ocupação do solo desta área de Barão Geraldo. E segundo a secretária esse mes (fevereiro) será pautado por organizar material e divulgar encontros que ocorrerão de março a agosto, que é o mês em que deverá ser marcada a Audiência Pública sobre o projeto. Ela salientou também que diversos setores da Unicamp darão apoio a esse processo.
A sugestão de metodologia de participação social levada pelo grupo de moradores  foi analisada e discutida por algumas arquitetas da Secretaria em três encontros em janeiro.
Em linhas gerais, serão agendados vários encontros em locais a serem definidos. Os dias e horários foram pensados para dar possibilidade de mais pessoas participarem e por isso devem ocorrer aos sábados ou no período noturno, entre 18h30 às 21h. Segundo Baracat, a “Câmara de Mediação da Unicamp” atuará como interlocutora nas discussões para ajudar a encaminhar consensos com a comunidade para a proposta do PLC.
Atendendo à demanda desses moradores, decidimos ampliar ao máximo a discussão. Assim, daremos oportunidade para todos participarem e ajudarem a construir um modelo de ocupação daquela importante região da cidade definida no Plano Diretor de Campinas como um dos três Polos Estratégicos de Desenvolvimento do município”, declarou Lazinho.

Cronograma final

Durante este mês serão desenvolvidos materiais de apresentação da proposta de mudança na legislação de zoneamento para a área do PIDS com a colaboração de pesquisadores do Centro de Estudos sobre Urbanização para o Conhecimento e a Inovação (Ceuci) da Unicamp. Também será realizada a divulgação para a comunidade e contato com conselhos municipais, associações de moradores e outros setores da sociedade sobre o calendário de trabalho.
Em reunião extraordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), realizada ontem (31/01), os conselheiros já foram convidados a participar.
Na fase seguinte, em março, será feita uma reunião geral no distrito para a divulgação da metodologia para a comunidade, com a formação de uma Comissão de Acompanhamento do processo de participação popular.
Depois, serão mais seis encontros no formato de oficinas explicativas do PLC, distribuídas em regiões distintas de Barão Geraldo, para dar oportunidade para que mais moradores participem. “A primeira reunião geral será destinada à apresentação dessa metodologia para que todos conheçam como se dará todo o processo participativo. Depois serão seis rodadas à noite em locais ainda não definidos no distrito e adjacências. Essas reuniões terão o mesmo conteúdo. Em todas elas apresentaremos a proposta com a utilização de técnicas e materiais explicativos que deixem mais claro o entendimento para quem não é urbanista, nem advogado, nem profissional dessa área”, explica a arquiteta e assessora técnica da Seplurb, Erica Pacheco.
Para maio, estão programadas outras seis oficinas para construção e debate de propostas, também com abrangência regional no território do distrito. De acordo com a arquiteta, o prazo para que as pessoas continuem contribuindo com sugestões pelo site da Prefeitura se estenderá até a primeira quinzena de abril. “Faremos a sistematização desses conteúdos e vamos fazer uma nova rodada de oficinas com os moradores para debate dessas propostas (oficinas de maio)“.
Em agosto teremos uma audiência pública.
A programação da Seplurb é encaminhar a minuta do PLC à Câmara até outubro.“!

Na ata feita pelos moradores após um rapido historico disse que ao final da reunião foram consensuadas as etapas, o número de reuniões e datas do processo participativo, conforme planilha abaixo

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!