Um festival de varias apresentações de altíssimo nível musical irão agitar o 2ª edição do PALCO DCULT coordenado por Fernando “Pipi” na Praça Durval Páttaro neste sábado, 28 de outubro, a partir das 14h. O evento faz parte das comemorações dos 70 anos de Barão Geraldo e a organização é uma parceria entre a Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp (DCult – ProEC – Unicamp), a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Subprefeitura de Barão Geraldo. O evento é gratuito, conta também com o apoio do Polo Cervejeiro de Campinas e do Projeto Lixo Zero.
A programação começa com o Forró Baile, grupo formado por musicistas e multi-artistas cujo repertório passeia por forrós de todas as décadas (Luiz Gonzaga, Marlene Vidal, Jacinto Silva, Dominguinhos, Dona Zefa, dentre outros), junto de temas musicais em grego, árabe e espanhol, além de composições autorais que costuram as diferentes estéticas que sobressaem do envolvimento de cada um do grupo.
Na sequência, se apresentará o Gadje Roma, grupo considerado a grande revelação da nova geração do jazz manouche em Campinas. Em atividade já há quase uma década, tem se destacado pela ousadia e energia de seu repertório sempre em busca das sonoridades mais ‘roots’ do jazz cigano seja no repertório manouche histórico como na safra contemporânea desse estilo, incluindo temas tradicionais balcânicos de forte sabor étnico, vertendo canções nacionais para seu sotaque próprio e sobretudo apresentando uma fértil produção de composições autorais transbordantes de personalidade.
O palco recebe Ricardo Herz, acompanhado dos conceituados músicos Ricardo Mosca na bateria e Salomão Soares no piano. Ricardo Herz reinventou o violino brasileiro com sua técnica que leva ao instrumento o resfolego da sanfona, o ronco da rabeca e as belas melodias do choro tradicional e moderno. Com a influência de Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Egberto Gismonti, Jacob do Bandolim entre outros, o violinista mistura ritmos brasileiros, africanos e o sentido de improvisação do jazz.
Fechando a programação, Nailor Proveta se apresenta com a conhecida Big Band da Escola Livre de Música da Unicamp (ELM). Com mais de 30 anos de carreira, Proveta é um dos clarinetistas mais requisitados do país, mas tem com o saxofone um caso de amor, aliado a um interesse quase científico, expresso através da pesquisa minuciosa dos timbres e sonoridades dessa família de instrumentos.