Nesta terça, 2, Barão volta a discutir o PIDS e o futuro

À poucos meses de completar 70 anos , Barão Geraldo está discutindo seu futuro, mesmo desprezando seu passado. Trata-se do futuro P.I.D.S. um “Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável” que a prefeitura planeja possibilitar nas áreas rurais no entorno de Unicamp e Puccamp, Os debates recomeçam hoje na Igreja Frei Galvão a partir das 18:30h . Tanto a SEPLURB (Secretaria de Planejamento e Urbanismo ) como o Movimento “Barão Mobiliza- PIDS Não” irão apresentar suas propostas
Serão realizadas nesse mês de maio mais seis oficinas sobre a proposta da Prefeitura de mudança de regras de zoneamento para a região. A segunda rodada de reuniões.
A SEPLURB irá apresentar um compendio do que a foi debatido nas reuniões em março com uma proposta para ser apresentada. Porém, também o movimento Barão Mobiliza irá apresentar uma contraproposta que montaram apos as primeiras discussões. Segundo um dos coordenadores do movimento, o professor Wagner Romão, o coletivo fez uma contraproposta de zoneamento para a área que considera muito fortemente a preservação ambiental propondo alguma ocupação sim nesse território mas com ocupações de baixa e media densidade , prevendo a preservação das sedes históricas das fazendas e das nascentes e tudo que envolve a várzea do rio Anhumas, a discussão das diretrizes viárias , apresentando nova proposta de mapas , “Fizemos um trabalho bem legal, o pessoal ainda está finalizando alguns aspectos e isso tudo esperamos ja começar a apresentar ja nesse dia 2”

Confira a agenda das oficinas de maio, em Barão Geraldo, sobre a proposta para o zoneamento do PIDS:
2/05 – Oficina Regional 7 – 18h30, no salão da Paróquia Frei Galvão (Avenida Angelino Gregório, nº 46, no Jardim Independência).
4/05 – Oficina Regional 8 – 18h30, na Associação PróBairro (Rua Márcia Mendes, nº 702, na Cidade Universitária).
8/05 – Oficina Regional 9 – 18h30, no salão da Paróquia Santa Izabel (Rua Angelo Vicentim, nº 601, na região central de Barão Geraldo).
10/05 – Oficina Regional 10 – 18h30, no salão da Paróquia Nossa Senhora Conceição Aparecida (Rua Guerino Bristotti, nº 273, no Jardim Myriam).
16/05 – Oficina Regional 11 – 18h30, no salão da Comunidade Nossa Senhora das Graças (Rua João Lugdero Ferreira, nº 270, no Bosque Palmeiras).
18/05 – Oficina Regional 12 – 18h30, na Escola Municipal “Dulce Bento Nascimento” (Rua Aldo Grigol, nº 356, no Guará).
Após a segunda rodada das oficinas, deve ser realizada em 1º de julho uma nova reunião geral com os moradores do distrito, para apresentação de propostas que poderão ser incluídas na minuta do PLC de mudanças do zoneamento na área do polo. Será às 14h30, no Auditório do Centro de Convenções da Unicamp, na Avenida Érico Veríssimo, nº 500, na Cidade Universitária.
A previsão da Seplurb é realizar uma Audiência Pública sobre a proposta do PIDS a ser enviada à Câmara, também em Barão Geraldo, em agosto. Essa reunião final no distrito está pré-agendada para 19 de agosto, no salão paroquial da Igreja Santa Izabel.
Canais de participação
A comunidade pode ter acesso à proposta e ao texto da minuta do PLC de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo – Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS), entre outros materiais de apoio sobre o assunto, no site da Prefeitura, no link https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/planejamento-e-urbanismo/pagina/pids-polo-de-inovacao-e-desenvolvimento-sustentavel.
As manifestações/sugestões sobre a minuta podem ser feitas no site, acessando o formulário em https://forms.campinas.sp.gov.br/index.php/437865?lang=pt-BR.
O PIDS
O Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS) abrange a região onde fica o Polo de Alta Tecnologia e sua área de ampliação, os campi da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas) e inclui o HUB Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) da Unicamp, onde se localiza a Fazenda Argentina. O restante pertence a particulares e entidades, como o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), onde está instalado o acelerador de partículas do Laboratório Nacional de Luz Sincrotron, além de fazendas e glebas de terra ainda não parceladas.
A proposta de mudança no zoneamento para o PIDS visa criar condições de urbanização, a partir de um modelo desenvolvimento sustentável, que fomente um ecossistema de inovação e tecnologia que permita troca e convívio para trabalhar, morar e ter lazer, em que os profissionais da área de ciência, tecnologia e pesquisa possam manter uma rede de contatos no próprio ambiente em que vivem.
Além da ocupação mista na zona de centralidade do polo, a proposta prevê a criação do Parque Ambiental Anhumas, em uma área de preservação ambiental ao longo do ribeirão que corta a região. Também está prevista a ampliação das diretrizes viárias e do percentual de áreas para equipamentos públicos, além da priorização do transporte público e do pedestre, com modais sustentáveis, como as ciclovias e ciclofaixas.
  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!