E o último show do DCULT pelos 70 anos de Barão Geraldo trás para a praça Durval Páttaro shows gratuitos no centro de Barão Geraldo com grandes nomes da MPB: artistas internacionais como Filó Machado e Ricardo Matsuda e a cantora Juliana Caymmi (filha de Danilo e neta de Dorival Caymmi – que mantem a tradição da família de alta qualidade musical )
E neste ultimo show do DCUlt pelos 70 anos do distrito, Barão Geraldo recebe um grande mestre da MPB : Filó Machado compositor e multi instrumentista originado na Bossa Nova, com 13 discos lançados, indicado ao Grammy de Jazz latino ,e mais de 60 anos de carreira . Como cantor, é um rei do “Beebop” além de arranjador e produtor e já foi premiado como Melhor Autor/Compositor no Prêmio Profissionais da Música de 2017.
Filó começou sua carreira ainda nos anos 1960 com parcerias com Aldir Blanc, Michel Legrand, Sergio Ricardo, Nei Lopes Taiguara, Djavan, Cacaso, Judith de Souza, Sérgio Natureza, Fatima Guedes, e Jorge Vercillo . Filó é de Ribeirão Preto mas tem mais de 60 anos de carreira e é reconhecido a nivel internacional e já tocou em vários países da América (do Sul, México, EUA, Canadá,) da Europa e na Russia. Nos últimos anos Filó vem incentivando e ensinando seu neto Felipe e diversos artistas novos e neste sábado vai tocar com a Big Bang São Junqueiro de novos músicos da Unicamp;
Programação: Música e História de Barão
Os shows começam por volta das 14h, na Praça Durval Páttaro aberto ao público. Junto com os shows também haverá uma apresentação de banners contando a História das origens e formação do distrito Barão Geraldo feitos pela Comissão Pró Memória de Barão sob a curadoria do historiador Warney Smith Silva.
O evento é resultado de uma parceria entre a Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp (DCult – ProEC – Unicamp), com a Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas e a Subprefeitura de Barão Geraldo que teve edições em setembro e outubro de 2023, contando com ótima repercussão entre a comunidade. Também há o apoio do Polo Cervejeiro de Campinas e do Projeto LIXO ZERO da Unicamp – “Traga sua caneca para a Praça!
ABERTURA : Cleyton Menezes Gr
A programação começa com Cleyton Menezes Grupo, formado pelo baterista e arranjador Cleyton Menezes, a pianista Marjô Mariano, o guitarrista Thiago Pucci, o baixista Rafael Bazza e o percussionista Pierre de Souza. Os músicos combinam suas referências e pesquisas sobre ritmos brasileiros para os arranjos de cada música, trazendo uma estética inovadora, tocando ritmos como Chamamé, Baião e Maracatu.
Matsuda : pesquisador da musica e harmonia tradicional
Outro multiinstrumentista que se apresenta neste sábado é o violonista Ricardo Matsuda que convidou Juliana Caymmi, filha dos compositores Danilo e Ana Terra e neta de Dorival Caymmi e que decidiu seguir a tradição musical da família, compondo e cantando.
Matsuda e Juliana irão apresentar músicas do primeiro CD dela: “Para dançar a vida”. E logo depois Matsuda disse que irá apresentar novos arranjos, com violões e viola caipira, para notáveis canções “caymminianas” e de cancionistas contemporâneos brasileiros. E para isso trará o filho Pedro Matsuda que também tem sua propria banda,
Enquanto Juliana inicia agora sua carreira em grande estilo, Ricardo Matsuda está no auge de sua experimentação e criatividade. Ele participou do famoso Grupo Ânima que ganhou vários prêmios como o Prêmio Carlos Gomes da Secretaria de Estado da Cultura o prêmio APCA e o prêmio Movimento ( O grupo Ânima ficou famoso por suas pesquisas de repertório da música antiga Ibérica e da tradição oral brasileira e gravou dois CD´s e realizaram uma turnê com apresentações por quase todos os Estados e concertos em vários países da América no Norte e do Sul (EUA, Canadá, México, Argentina e vários outros)
Além de seus antigos grupos (como o Ânima , Pó de Café e o Duo Viola e Cravo) também gravaram musicas dele a Orquestra Sinfônica de Campinas e vários músicos Mané Oliveira, Robertinho Silva Eduardo Machado Ramon Montagner e Alexandre Cunha entre outros. E o “Duo Viola e Cravo”, com a cravista Patricia Gatti gravou um CD !Contos Instrumentais” e também fez muito sucesso no meio musical ,
E Como mestre de viola caipira Matsuda fez a Direção Musical do documentário sobre o premiado jornalista José Hamilton Ribeiro intitulado “Música Caipira” e recentemente teve composições incluídas no Songbook International Online da Funarte.
PARTITA Nº 3, PRELÚDIO (J. S. BACH). RICARDO MATSUDA. – YouTube
VEJAM UMA APRESENTAÇÃO DE RICARDO MATSUDA JUNTO AO DUO VIOLA E CRAVO COM PATRICIA GATTI https://www.youtube.com/watch?v=0VXagECRpyk
3 – Isabel Padovani & Ronaldo Saggiorato apresentam o show “ELOS (viola baixo e voz)
O terceiro grupo a se apresentar é o grupo dos músicos de Campinas Bel Padovani e Ronaldo Saggiorato
Segundo os músicos, “é um trabalho em constante mutação, que nos dá a possibilidade de pesquisa e experimentação sonora dos nossos instrumentos. Valorizamos nesse espetáculo um repertório que fala da cultura indígena, da diversidade rítmica e da riqueza poética que perpassa as múltiplas faces da cultura brasileira”. Pioneiros no trabalho musical com a formação baixo e voz, o Duo vem sendo reconhecido por críticos de música no Brasil e no exterior.
19h Filó Machado & Big Band São Junqueiro
Ao final, Filó Machado & a Big Band São Junqueiro se reúnem para fechar as edições de 2023 com chave de ouro. . Segundo o produtor executivo do DCULT , Fernando, a Big Band São Junqueiro tem como proposta a pesquisa, criação e execução de arranjos originais de músicas do repertório nacional, como projeto que nasceu na Universidade Estadual de Campinas e agora expande para o público geral.
De clássicos a regionais, a BigBand São Junqueiro tem como proposta a pesquisa, criação e execução de arranjos originais de músicas do repertório nacional, como projeto que nasceu na Universidade Estadual de Campinas e agora expande para o público geral. FICHA TÉCNICA Bateria: André Moura Teclado: Lucas Costa Percussão: Mari Kono Baixo: Théo Ribeiro Guitarra: Vitor Junqueira Clarinetes e clarone: Vinicius Serpa, Helena Nishi Saxofones: Pedro Signori, Rafaella Bellini, André Trad, Regina Lima Flautas: Augusto Ortiz, João Almeida, Marcele Lavinhatti Trombones : Daliel Dias, Daiane dos Santos, Alberto Labaki, Trompetes: Roberto Gabriel, Guilherme Bacci, João Figueiredo, Luísa Rodrigues Regente: Gustavo Gomes Cantoras: Luísa Ramos e Isabella Grossi
(AB)