A prefeitura de Campinas decidiu intensificar a Campanha de Multivacinação de crianças e adolescentes de até 14 anos a partir desta terça-feira, 10, com ação nas escolas. Parte das unidades já definiu a programação, enquanto outras devem acertar o cronograma nos próximos dias. A campanha começou em 30 de setembro e, na primeira semana, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 9.598 crianças. Deste total, 5.603 receberam alguma dose para a atualização da caderneta. O Dia D realizado no sábado, 7, foi determinante para impulsionar o resultado: foram aplicadas 2.604 vacinas em 5.732 atendimentos. A quantidade de crianças recebidas pelas unidades de saúde foi maior do que o número de vacinas contabilizadas porque nem todas elas precisavam atualizar as cadernetas.
Entre as vacinas que podem ser atualizadas ao longo do Dia D e da campanha estão: BCG, pentavalente, meningocócica C, meningocócica ACWY, pneumocócica, poliomielite, rotavírus, SCR (1ª dose), tetraviral SCR (2ª dose), além de hepatite A.
Elas estão disponíveis nos 67 centros de saúde e a vacinação nas escolas é uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação.
“Levar a vacinação até as escolas é uma oportunidade de encontrar estudantes que, por inúmeros motivos, não conseguem ir ao centro de saúde”, explicou a coordenadora da Central de Vacinas Municipal, Cíntia Bastos.
Ela destacou que o trabalho de imunização nas unidades de ensino deve contribuir de forma positiva para o resultado em virtude da expressiva concentração de crianças.“Cada criança vacinada importa”, lembrou Cíntia ao comentar o esforço da Administração.
PROGRAMAÇÃO
– Casa da Criança Vovô Nestor (CS São Bernardo)
– dia 20- CEI Cantinho da Alegria (CS São Vicente) –
dias 25/manhã e 26/tarde- CEI Maria do Carmo Abreu Sodre (CS Vila Rica) – 2ª quinzena de outubro/data a definir- CEI Esther Aparecida Vianna (CS São Vicente)
– dias 18 e 19/tarde- CEI Recanto Infantil Vila Rica Alaíde Lourenço Santiago (CS Vila Rica) – 2ª quinzena de outubro/data a definir- CEI Carlos Gomes (CS Carlos Gomes) – dia 13- CEI Maria Batrum Cury (CS Perseu) – dia 10/manhã e tarde- CEI Bety Pierro (CS Aurélia) – dia 10/tarde- Escola de Educação Infantil Lar Sagrada Família (CS Eulina) – dia 19/manhã- CEI Bolinha de Mel (CS Eulina)
– dia 20/integral- CEI Maria Lázara Duarte Gonçalves (CS Eulina)
– dia 16/tarde- CEI Maria da Glória Martins (CS Santa Bárbara) – dia 19/manhã e tarde- CEI Snoopy (CS Aeroporto)
– dia 17- CEI Maria Odete de Souza Motta (CS Capivari) – dia 20- CEI Professora Sônia Maria Alves Castro Perez (Santos Dumont) – dias 11 e 18- CEI Dra. Maria de Lourdes Cardoso dos Santos – dia 17- CEI Tancredo Neves – dia 10Entre os dias 5 e 6, Campinas já aplicou doses de vacina em estudantes das seguintes unidades: Escola Floriano Peixoto (CS Orozimbo Maia), CEI Lidia Bencardini Maselli (CS Capivari), CEI Guilherme de Almeida (CS Tancredo) e CEI Bem Querer Ministro Gustavo Capanema (CS DIC VI).
Mais imunização
Para facilitar o acesso da população e, com isso, atingir um alto número de pessoas, a Secretaria de Saúde vai promover ações durante todo o mês de outubro:Vacinação em cinco terminais de ônibus entre os dias 16 e 20: • Campo Grande, Padre Anchieta e Barão Geraldo – das 6h às 9h e 16h às 19h; • Central e Ouro Verde – das 16h às 19hAplicação de doses em mais dois shoppings: • Parque das Bandeiras: dias 21 e 22; • Unimart: de 26 a 28;Vacinação em 134 escolas públicas (Educação Infantil e Ensino Fundamental) – datas em definição;Ações educativas sobre a importância da vacina com a parceria do Rotary;Também por meio da parceria com a Transurc e cooperativas, os ônibus do transporte público coletivo de Campinas terão publicidade da campanha no backbus (vidro traseiro) e busdoor (portas), além de 1,4 mil cartazes que serão colocados nas áreas internas;Campanha de incentivo em redes sociais;Colocação de banners, cartazes em centros de saúde, novo site de vacinas, entre outros.Mais informações no
Doses estão disponíveis nos 67 centros de saúde e a vacinação nas escolas é uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação
9.600 crianças foram vacinadas na primeira semana
Os centros de saúde em Campinas receberam 9.598 crianças durante a primeira semana da Campanha de Multivacinação das crianças e adolescentes de até 14 anos. Deste total, 5.603 receberam alguma dose para a atualização da caderneta. Veja abaixo perfil.
O Dia D realizado no sábado, 7, concentrou o maior número de doses aplicadas desde o início da campanha, em 30 de setembro, embora as fortes chuvas no período da tarde possam ter afastado parte do público: foram aplicadas 2.604 doses em 5.732 atendimentos. Durante a ação foram mobilizados aproximadamente 500 servidores em centros de saúde.
A quantidade de crianças recebidas pelas unidades de saúde foi maior do que o número de vacinas contabilizadas porque nem todas elas precisavam atualizar as cadernetas.
“O resultado da primeira semana de campanha da multivacinação foi impactado positivamente pelos dados e resultados do Dia D, que foram muito significativos e consequência da soma de todos os investimentos em planejamento, busca de parcerias, comunicação e empenho de todas as equipes envolvidas em prol de um objetivo comum, a importância de cada pessoa vacinada no município de Campinas. A chuva pode ter atrapalhado a tarde de ações, mas não foi o suficiente para manchar o resultado positivo da campanha”, avaliou a coordenadora da Central de Vacinas Municipal, Cíntia Bastos.
A Secretaria de Saúde ressaltou que todos os centros de saúde fizeram planejamentos de ações para a campanha e o Dia D com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal em Campinas, incluindo trabalhos de mobilização e comunicação. Além disso, eles associaram outras ofertas de assistência e prevenção para atender outras necessidades da população, e usaram atividades lúdicas especiais para deixar o ambiente mais acolhedor para crianças.
“A realização da Campanha de Multivacinação exigiu um esforço significativo por parte dos colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde, que se empenharam plenamente para garantir o êxito do evento”, destacou a coordenadora da Enfermagem da Secretaria de Saúde, Renata Cauzzo Mariano.
No Dia D houve transporte gratuito para a criança e/ou adolescente e um acompanhante, na ida e volta do centro de saúde, mediante apresentação da caderneta de vacinação. O benefício foi garantido por meio de parceria entre Transurc, Emdec, Secretaria de Transportes e as cooperativas de transporte coletivo. A campanha vai até 31 de outubro.
Faixa etária das crianças atendidas
• Até 1 ano – 1.737
• De 2 a 4 anos – 2.666
• De 5 a 8 anos – 2.016
• De 9 a 14 anos – 3.179
Entre as vacinas que podem ser atualizadas ao longo do Dia D e da campanha estão: BCG, pentavalente, meningocócica C, meningocócica ACWY, pneumocócica, poliomielite, rotavírus, SCR (1ª dose), tetraviral SCR (2ª dose), além de hepatite A.
Mais imunização
Para facilitar o acesso da população e, com isso, atingir um alto número de pessoas, a Secretaria de Saúde vai promover ações durante todo o mês de outubro:
– Vacinação em cinco terminais de ônibus entre os dias 16 e 20:
• Campo Grande, Padre Anchieta e Barão Geraldo – das 6h às 9h e 16h às 19h;
• Central e Ouro Verde – das 16h às 19h
– Aplicação de doses em mais dois shoppings:
• Parque das Bandeiras: dias 21 e 22;
• Unimart: de 26 a 28;
– Vacinação em 134 escolas públicas (Educação Infantil e Ensino Fundamental) – datas em definição;
– Ações educativas sobre a importância da vacina com a parceria do Rotary;
– Também por meio da parceria com a Transurc e cooperativas, os ônibus do transporte público coletivo de Campinas terão publicidade da campanha no backbus (vidro traseiro) e busdoor (portas), além de 1,4 mil cartazes que serão colocados nas áreas internas;
– Campanha de incentivo em redes sociais;
– Colocação de banners, cartazes em centros de saúde, novo site de vacinas, entre outros.
Mais informações no www.vacina.campinas.gov.br.
Dia 30 começou a Mutlivacinação
Começou sábado, dia 30 de setembro, a Campanha Nacional de Multivacinação. O objetivo é atualizar as cadernetas de vacinação das crianças e adolescentes de até 14 anos. Neste primeiro dia as doses serão aplicadas apenas nos 12 centros de saúde que funcionam aos sábados (confira no site vacina.campinas.sp.gov.br). A previsão é que a campanha acabe em 31 de outubro.
Durante a semana, as vacinas serão aplicadas nos 67 centros de saúde de Campinas.
Dia D
O Dia D está marcado para 7 de outubro, um sábado, das 8h às 17h. Na ocasião, uma parceria entre a Transurc, a Emdec, Secretaria de Transportes e as cooperativas de transporte coletivo vai conceder passagens de ônibus gratuitas (para a criança e/ou adolescente de 0 a 14 anos e um acompanhante), das 8h às 17h, desde que caderneta de vacinação seja apresentada.
Os 67 centros de saúde estarão abertos para a imunização. Também haverá postos alternativos (locais em definição).
Outubro
Para facilitar o acesso da população e, com isso, atingir um alto número de pessoas, a Secretaria de Saúde vai promover ações durante todo o mês de outubro:
– Vacinação em cinco terminais de ônibus de 16 a 20/10 (Campo Grande, Padre Anchieta e Barão Geraldo – das 6h às 9h e 16h às 19h), (Central e Ouro Verde – das 16h às 19h) – parceria com a Emdec;
– Aplicação de doses em três shoppings (Parque das Bandeiras, Parque d. Pedro e Campinas Shopping) – datas em definição;
– Vacinação em 134 escolas públicas (Educação Infantil e Ensino Fundamental) – ainda sem datas definidas;
– Ações educativas sobre a importância da vacina com a parceria do Rotary;
– Também por meio da parceria com a Transurc e cooperativas, os ônibus exibirão publicidade sobre a campanha no backbus (vidro traseiro) e busdoor (portas), além de 1,4 mil cartazes que serão espalhados pelo interior dos veículos;
– Campanha de incentivo em redes sociais;
– Colocação de banners, cartazes em centros de saúde, novo site de vacinas, entre outros.
Mais informações no www.vacina.campinas.gov.br