Prefeitura vai levar a Multivacinação para as CEI´s e Escolas

A prefeitura de Campinas decidiu intensificar a Campanha de Multivacinação de crianças e adolescentes de até 14 anos a partir desta terça-feira, 10, com ação nas escolas. Parte das unidades já definiu a programação, enquanto outras devem acertar o cronograma nos próximos dias. A campanha começou em 30 de setembro e, na primeira semana, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 9.598 crianças. Deste total, 5.603 receberam alguma dose para a atualização da caderneta. O Dia D realizado no sábado, 7, foi determinante para impulsionar o resultado: foram aplicadas 2.604 vacinas em 5.732 atendimentos. A quantidade de crianças recebidas pelas unidades de saúde foi maior do que o número de vacinas contabilizadas porque nem todas elas precisavam atualizar as cadernetas.

Entre as vacinas que podem ser atualizadas ao longo do Dia D e da campanha estão: BCG, pentavalente, meningocócica C, meningocócica ACWY, pneumocócica, poliomielite, rotavírus, SCR (1ª dose), tetraviral SCR (2ª dose), além de hepatite A.

Elas estão disponíveis nos 67 centros de saúde e a vacinação nas escolas é uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação.

“Levar a vacinação até as escolas é uma oportunidade de encontrar estudantes que, por inúmeros motivos, não conseguem ir ao centro de saúde”, explicou a coordenadora da Central de Vacinas Municipal, Cíntia Bastos.

Ela destacou que o trabalho de imunização nas unidades de ensino deve contribuir de forma positiva para o resultado em virtude da expressiva concentração de crianças.“Cada criança vacinada importa”, lembrou Cíntia ao comentar o esforço da Administração.

PROGRAMAÇÃO

– Casa da Criança Vovô Nestor (CS São Bernardo)

– dia 20- CEI Cantinho da Alegria (CS São Vicente) –

dias  25/manhã e 26/tarde- CEI Maria do Carmo Abreu Sodre (CS Vila Rica) – 2ª quinzena de outubro/data a definir- CEI Esther Aparecida Vianna (CS São Vicente)

– dias 18 e 19/tarde- CEI Recanto Infantil Vila Rica Alaíde Lourenço Santiago (CS Vila Rica) – 2ª quinzena de outubro/data a definir- CEI Carlos Gomes (CS Carlos Gomes) – dia 13- CEI Maria Batrum Cury (CS Perseu) – dia 10/manhã e tarde- CEI Bety Pierro (CS Aurélia) – dia 10/tarde- Escola de Educação Infantil Lar Sagrada Família (CS Eulina) – dia 19/manhã- CEI Bolinha de Mel (CS Eulina)

– dia 20/integral- CEI Maria Lázara Duarte Gonçalves (CS Eulina)

– dia 16/tarde- CEI Maria da Glória Martins (CS Santa Bárbara) – dia 19/manhã e tarde- CEI Snoopy (CS Aeroporto)

– dia 17- CEI Maria Odete de Souza Motta (CS Capivari) – dia 20- CEI Professora Sônia Maria Alves Castro Perez (Santos Dumont) – dias 11 e 18- CEI Dra. Maria de Lourdes Cardoso dos Santos – dia 17- CEI Tancredo Neves – dia 10Entre os dias 5 e 6, Campinas já aplicou doses de vacina em estudantes das seguintes unidades: Escola Floriano Peixoto (CS Orozimbo Maia), CEI Lidia Bencardini Maselli (CS Capivari), CEI Guilherme de Almeida (CS Tancredo) e CEI Bem Querer Ministro Gustavo Capanema (CS DIC VI).

Mais imunização

Para facilitar o acesso da população e, com isso, atingir um alto número de pessoas, a Secretaria de Saúde vai promover ações durante todo o mês de outubro:Vacinação em cinco terminais de ônibus entre os dias 16 e 20:    • Campo Grande, Padre Anchieta e Barão Geraldo – das 6h às 9h e 16h às 19h;    • Central e Ouro Verde – das 16h às 19hAplicação de doses em mais dois shoppings:    • Parque das Bandeiras: dias 21 e 22;    • Unimart: de 26 a 28;Vacinação em 134 escolas públicas (Educação Infantil e Ensino Fundamental) – datas em definição;Ações educativas sobre a importância da vacina com a parceria do Rotary;Também por meio da parceria com a Transurc e cooperativas, os ônibus do transporte público coletivo de Campinas terão publicidade da campanha no backbus (vidro traseiro) e busdoor (portas), além de 1,4 mil cartazes que serão colocados nas áreas internas;Campanha de incentivo em redes sociais;Colocação de banners, cartazes em centros de saúde, novo site de vacinas, entre outros.Mais informações no 

www.vacina.campinas.gov.br

Doses estão disponíveis nos 67 centros de saúde e a vacinação nas escolas é uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação

9.600 crianças foram vacinadas na primeira semana

Os centros de saúde em Campinas receberam 9.598 crianças durante a primeira semana da Campanha de Multivacinação das crianças e adolescentes de até 14 anos. Deste total, 5.603 receberam alguma dose para a atualização da caderneta. Veja abaixo perfil.

O Dia D realizado no sábado, 7, concentrou o maior número de doses aplicadas desde o início da campanha, em 30 de setembro, embora as fortes chuvas no período da tarde possam ter afastado parte do público: foram aplicadas 2.604 doses em 5.732 atendimentos. Durante a ação foram mobilizados aproximadamente 500 servidores em centros de saúde.

A quantidade de crianças recebidas pelas unidades de saúde foi maior do que o número de vacinas contabilizadas porque nem todas elas precisavam atualizar as cadernetas.

“O resultado da primeira semana de campanha da multivacinação foi impactado positivamente pelos dados e resultados do Dia D, que foram muito significativos e consequência da soma de todos os investimentos em planejamento, busca de parcerias, comunicação e empenho de todas as equipes envolvidas em prol de um objetivo comum, a importância de cada pessoa vacinada no município de Campinas. A chuva pode ter atrapalhado a tarde de ações, mas não foi o suficiente para manchar o resultado positivo da campanha”, avaliou a coordenadora da Central de Vacinas Municipal, Cíntia Bastos.

A Secretaria de Saúde ressaltou que todos os centros de saúde fizeram planejamentos de ações para a campanha e o Dia D com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal em Campinas, incluindo trabalhos de mobilização e comunicação. Além disso, eles associaram outras ofertas de assistência e prevenção para atender outras necessidades da população, e usaram atividades lúdicas especiais para deixar o ambiente mais acolhedor para crianças.

“A realização da Campanha de Multivacinação exigiu um esforço significativo por parte dos colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde, que se empenharam plenamente para garantir o êxito do evento”, destacou a coordenadora da Enfermagem da Secretaria de Saúde, Renata Cauzzo Mariano.

No Dia D houve transporte gratuito para a criança e/ou adolescente e um acompanhante, na ida e volta do centro de saúde, mediante apresentação da caderneta de vacinação. O benefício foi garantido por meio de parceria entre Transurc, Emdec, Secretaria de Transportes e as cooperativas de transporte coletivo. A campanha vai até 31 de outubro.

Faixa etária das crianças atendidas

    • Até 1 ano – 1.737

    • De 2 a 4 anos – 2.666

    • De 5 a 8 anos – 2.016

    • De 9 a 14 anos – 3.179

Entre as vacinas que podem ser atualizadas ao longo do Dia D e da campanha estão: BCG, pentavalente, meningocócica C, meningocócica ACWY, pneumocócica, poliomielite, rotavírus, SCR (1ª dose), tetraviral SCR (2ª dose), além de hepatite A.

Mais imunização

Para facilitar o acesso da população e, com isso, atingir um alto número de pessoas, a Secretaria de Saúde vai promover ações durante todo o mês de outubro:

– Vacinação em cinco terminais de ônibus entre os dias 16 e 20:

    • Campo Grande, Padre Anchieta e Barão Geraldo – das 6h às 9h e 16h às 19h;

    • Central e Ouro Verde – das 16h às 19h

– Aplicação de doses em mais dois shoppings:

    • Parque das Bandeiras: dias 21 e 22;

    • Unimart: de 26 a 28; 

– Vacinação em 134 escolas públicas (Educação Infantil e Ensino Fundamental) – datas em definição;

– Ações educativas sobre a importância da vacina com a parceria do Rotary;

– Também por meio da parceria com a Transurc e cooperativas, os ônibus do transporte público coletivo de Campinas terão publicidade da campanha no backbus (vidro traseiro) e busdoor (portas), além de 1,4 mil cartazes que serão colocados nas áreas internas;

– Campanha de incentivo em redes sociais;

– Colocação de banners, cartazes em centros de saúde, novo site de vacinas, entre outros.

Mais informações no www.vacina.campinas.gov.br.

Dia 30 começou a Mutlivacinação

Começou sábado, dia 30 de setembro, a Campanha Nacional de Multivacinação. O objetivo é atualizar as cadernetas de vacinação das crianças e adolescentes de até 14 anos. Neste primeiro dia as doses serão aplicadas apenas nos 12 centros de saúde que funcionam aos sábados (confira no site vacina.campinas.sp.gov.br). A previsão é que a campanha acabe em 31 de outubro.

Durante a semana, as vacinas serão aplicadas nos 67 centros de saúde de Campinas.

Dia D

O Dia D está marcado para 7 de outubro, um sábado, das 8h às 17h. Na ocasião, uma parceria entre a Transurc, a Emdec, Secretaria de Transportes e as cooperativas de transporte coletivo vai conceder passagens de ônibus gratuitas (para a criança e/ou adolescente de 0 a 14 anos e um acompanhante), das 8h às 17h, desde que caderneta de vacinação seja apresentada.

Os 67 centros de saúde estarão abertos para a imunização. Também haverá postos alternativos (locais em definição).

Outubro

Para facilitar o acesso da população e, com isso, atingir um alto número de pessoas, a Secretaria de Saúde vai promover ações durante todo o mês de outubro:

– Vacinação em cinco terminais de ônibus de 16 a 20/10 (Campo Grande, Padre Anchieta e Barão Geraldo – das 6h às 9h e 16h às 19h), (Central e Ouro Verde – das 16h às 19h) – parceria com a Emdec;

– Aplicação de doses em três shoppings (Parque das Bandeiras, Parque d. Pedro e Campinas Shopping) – datas em definição;

– Vacinação em 134 escolas públicas (Educação Infantil e Ensino Fundamental) – ainda sem datas definidas;

– Ações educativas sobre a importância da vacina com a parceria do Rotary;

– Também por meio da parceria com a Transurc e cooperativas, os ônibus exibirão publicidade sobre a campanha no backbus (vidro traseiro) e busdoor (portas), além de 1,4 mil cartazes que serão espalhados pelo interior dos veículos;

– Campanha de incentivo em redes sociais;

– Colocação de banners, cartazes em centros de saúde, novo site de vacinas, entre outros.

Mais informações no www.vacina.campinas.gov.br

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Mais um incêndio criminoso no Village mata vários filhotes de capivaras

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!