Nossa necessidade dos “Seres Arbóreos”

POR DR. CLIMÉRIO SANTOS VIEIRA

Recentemente postei em minhas redes sociais um vídeo denunciando um corte de árvore em Barão Geraldo. Após questionar os funcionários que estavam cortando, responderam que estavam fazendo seu serviço e tinham autorização para cortar. Não pensei duas vezes. Parei o carro e fiz um vídeo diante de tal absurdo! “Não se cortam árvores nem se queimam livros”.

Aí vem a pergunta: qual a importância das árvores para as cidades?
As árvores são o maior patrimônio ambiental que existe para as cidades! Elas abrigam os pássaros, que espalham as sementes e comem os insetos; elas dão sombra e diminuem a temperatura e, principalmente, sequestram o gás carbônico através da fotossíntese, baixando a poluição do ar.
Além do que é muito mais gostoso andar por ruas arborizadas. Você caminha pelas calçadas; praças e parques, diverte-se e se sente muito mais saudável.
Uma árvore na frente da tua casa protege a sua pintura da luz do sol, o que a conservará melhor, evitando a repintura frequente, além da sombra deixar o asfalto em frente tua casa muito mais fresco.
Você se lembra daqueles dias secos, em que às vezes até o nariz sangra por causa da secura? Pois é, as árvores ajudam, ainda, a aumentar a umidade do ar da cidade, pois, quando transpiram, liberam água para o ambiente. Além disso, elas retiram do ar a poeira e o excesso de poluição.
As árvores embelezam a cidade e nos dão a sensação, física e psicológica, de bem-estar. É quando percebemos a natureza e nos sentimos bem.
Quem se lembra do filme “The day after”? Depois de uma guerra nuclear, mesmo após meses de descontaminação, quando as pessoas saíram dos abrigos, não havia mais nenhuma árvore. Era só devastação sem nenhuma sombra sequer. É uma das cenas mais impressionantes que se pode visualizar.
Por outro lado, no filme “Avatar”, a importância da preservação do meio ambiente é a questão principal. Nele, todas as árvores do planeta “Pandora” tem suas raízes interligadas formando uma rede neural gigantesca pensante, com poderes de atuar no planeta e nas pessoas.
Se aqui na terra, as árvores não pensam, no sentido estrito do termo, elas não deixam de ser seres viventes, que de algum modo, interagem com as pessoas e influenciam nossas vidas.


Cuidar e não matar seres arbóreos, é uma questão de civilização. Se hoje estamos evoluídos a ponto de bem cuidarmos dos animais, precisamos evoluir ainda mais, para fazermos os mesmo com os seres vegetais.
Quando não há a preocupação de incluir árvores nas cidades, os moradores são os principais prejudicados. Além de não poderem contar com espaços verdes para lazer, descanso, e esportes, o que favorece um estilo de vida saudável, existe um maior risco de doenças respiratórias.
Afinal, os vegetais, em especial as árvores, são responsáveis por filtrar o ar. Com a poluição das áreas urbanas, principalmente crianças e idosos tendem a sentir no corpo os efeitos da ausência das árvores para cidades. E principalmente durante o verão, diversas pessoas sofrem com as altas temperaturas, o que pode levar a casos mais graves.

Outro problema ocasionado por falta de árvores nas cidades, são as ondas de calor muito mais frequentes, e não amenizadas, chegando a produzir mortalidade de cidadãos.
Há estudos que associam a poluição do ar a doenças cardiovasculares e ao câncer, por exemplo.
Portanto, as árvores para cidade são um verdadeiro investimento em saúde pública. É por isso que muitos municípios apostam em áreas verdes, nos parques e na preservação dos biomas.

Que tal conferir mais a fundo as vantagens das árvores para cidades? Acompanhe a listagem seguinte:
• aumentam a biodiversidade, tão prejudicada em todo o mundo por causa da urbanização e da exploração dos biomas. Elas podem atrair diferentes animais, que fazem morada em seus galhos;
• absorvem a água da chuva, o que evita que ela se acumule e cause problemas como alagamentos e bolsões, sobretudo quando há temporais;
• reduzem a velocidade com que a água da chuva cai no solo, o que também ajuda a evitar erosão, alagamentos, e prejuízos ao asfalto;
• diminuem o nível de estresse das pessoas. Afinal, a proximidade com a natureza faz bem para o corpo e para a mente;
• neutralizam a poluição sonora, contribuindo para o bem-estar até mesmo em cidades grandes;
• incentivam a economia de energia elétrica, já que ajudam a reduzir as temperaturas, diminuindo o uso de ventilador e ar-condicionado;
• absorvem gás carbônico, evitando a poluição do ar e contribuindo para a redução do efeito estufa, um dos maiores problemas ambientais da atualidade;
• liberam oxigênio, ou seja, filtram o ar, fazendo com que ele fique mais puro;
• valorizam os imóveis. Além de serem bonitas, as áreas arborizadas são agradáveis de se viver;
• oferecem sombra, o que é importante principalmente em cidades quentes, como Campinas;
• reduzem os efeitos das ilhas de calor que a urbanização causa;
• embelezam a cidade, tornando o visual mais agradável de maneira geral.
Gostou? Que tal plantar uma muda de árvore e postar em sua rede social para incentivar outras pessoas?

Dr. Climério dos Santos Vieira é advogado, ambientalista e pré candidato oficial a Vereador em Campinas pelo partido NOVO.

foto de Selma Fernandes

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Read more

    Cassação de candidatura em Campinas

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!