Na próxima terça 7 a nova diretoria do CONSEG Barão (Conselho de Segurança de Barão Geraldo) toma posse e deve encaminhar mudanças, embora represente uma continuidade com a diretoria anterior. A nova diretoria é composta por Neusa Monteiro Fernandes na presidência, e Paulo Vicente Xavier como vice , Mariza Nakamura como 1ª secretaria e Edson Pontes, do Bosque das Palmeiras como 2º secretario. O presidente da gestão anterior Antonio Silva Ramos como Diretor social.
A reunião do Conselho é realizada costumeiramente no Salão Comunitário da Paróquia Frei Galvão, no Jardim América, a partir das 19h em todas as primeras terças do mês
Em entrevista, Neusa disse que só estará informada das pendências para resolver após a posse e que quer trabalhar junto com a população e os órgãos competentes para resolver os assuntos pertinentes ao distrito de forma eficaz. “Vamos tentar buscar o melhor resultado num curto espaço de tempo, se isso for possível” – declarou ela.
Na última reunião, ocorrida dia 2 de abril, houve eleição entre chapas dos dois maiores grupos que participam do Conselho. De um lado, a chapa 1 de Neusa Monteiro Fernandes De outro, a chapa 2 “Vizinhança” com Gilberto Andrade, morador do bairro Terras do Barão , Wilson José Pinto que foi candidato a vice, Aristeu a 1o secretario, Cláudio a 2o secretario e Samuel a diretor social.
As eleições ocorreram somente entre os membros representativos e núcleos de ação local e que participaram ativamente em 2018. e comandados por representantes da policia militar local (3ª Cia ) e da 7ª DP. A Chapa 1 “Voluntários de Barão” venceu com 15 votos sobre os 8 votos obtidos pela Chapa 2.
Em seu discurso de apresentação da chapa Neusa Fernandes deixou claro que sua chapa não é efetivamente a continuidade da diretoria anterior e enfatizou que sua gestão se pautará por ajudar a população da melhor maneira, seguindo as normas do CONSEG para o bem estar de Barão Geraldo. Neusa disse que faz parte do grupo “Voluntários de Barão” que atua há 5 anos juntamente com o CONSEG e com quem sua atuação contará. E agradeceu seu grupo, que estava em parte presente na reunião “A gente é um time.”
Segundo Neusa uma das prioridades em que vai atuar é em abranger e trazer mais pessoas . “O principal é unir forças para poder ampliar e tornar mais forte a atuação do Conselho em prol da população“.
Antes da eleição, o candidato a vice e também integrante do grupo, Paulo Xavier , lembrou que eles sempre atuaram em vários bairros de Barão para ajudar as pessoas mais necessitadas e por isso ele defende que o CONSEG deve ser descentralizado para apoiar e ter o apoio das populações mais carentes do distrito. “Nosso objetivo é trabalhar para todos inserindo e dando voz também aos mais pobres e periferia.”
Chapa 2 cobrou mudanças na atuação do Conselho
Durante a apresentação de sua chapa, Gilberto Andrade declarou que depois que teve sua casa assaltada no Terras do Barão, foi bastante traumático e por isso ele resolveu atuar junto ao projeto Vigilância Solidária e ao CONSEG. Onde conheceu outros integrantes do projeto de outros bairros. E após 2 anos de atuação ele considerou o conselho pouco atuante “Vejo o CONSEG pouco atuante em entender o problema da segurança no Distrito ou não como deveria. prestar mais atenção no que acontece em todos os setores. Por isso defendemos um CONSEG mais atuante seja qual chapa ganhar.“
Já Samuel Ribeiro da Silva , morador do bairro Campo Florido (região do T.I.C.s) disse que “ninguém está feliz com o CONSEG atual” E disse que, no caso, o principal problema é que as regiões do S. Marcos S Monica, Parque Cidade até a estrada dos Amarais não tem nenhum respaldo do CONSEG. E depois de exemplificar tal situação ele pediu à nova diretoria que “traga essa mudança pra nós”.