Na semana passada a EMDEC instalou câmeras em dois semáforos de Barão Geraldo e- e também diversos outros de Campinas que levantaram um alarmismo quanto a serem para gerar multas . Porém segundo a EMDEC informou tais novas câmeras não têm como finalidade a fiscalização de trânsito. Eles não detectam avanço do sinal, excesso de velocidade ou qualquer outro tipo de infração de trânsito. Trata-se de semáforos “inteligentes” para estipular fechamento e abertura do sistema.
Segundo informou a assessora Ângela Silva , trata-se de uma câmera de detecção de fluxo veicular que compõe o sistema de semáforos “inteligentes”. No cruzamento da foto (avenida Albino José Barbosa de Oliveira x rua Maria Ferreira Antunes), os equipamentos estão em fase de implantação e ainda não foram ativados. Já no cruzamento da Estrada da Rhodia com a rua Giuseppe Máximo Scolfaro, o equipamento foi ativado na última segunda (27/11) e, na fase atual, a Emdec acompanha o funcionamento.
Os semáforos “inteligentes” contam com sistema que ajusta o tempo de permanência na fase verde, com base na quantidade de veículos registrada na via, reduzindo o tempo ocioso e a espera semafórica. Além de favorecer a fluidez do trânsito e diminuir o registro de lentidões, o sistema diminui os períodos de pico e inibe o desrespeito às fases semafóricas.
“Importante reforçar que os equipamentos não têm como finalidade a fiscalização de trânsito. Assim, eles não detectam avanço semafórico, excesso de velocidade ou qualquer outro tipo de infração de trânsito.” – declarou
(AB)