Novos trajetos das linhas 321 e 328 dividem moradores de Barão que sugerem mudanças.

A EMDEC anunciou na semana passada que , a partir de 8/9, a linha 321 (Bosque) não mais passará pela avenida Atílio Martini (av2) e margeando a Unicamp, mas agora irá pela Av. Santa Isabel, virando na rua Augostinho Páttaro, cruzando até a Estrada da Rhodia, indo até a av. Oscar Pedroso Horta (av.3) e entrando na av. Luis de Tella, prosseguindo pelo Guará e Jd Alto até o Bosque das Palmeiras.

Já essa parte do trajeto atual do 321 agora será feito pelo 328 que irá pela Av. Albino, virará na Av 2 e prosseguirá pela Roxo Moreira (FEF- Unicamp) ate encontrar a av Oscar Pedroso Horta (Av3) e virar no Pq Ecológico (Luiz de Tella). Daí continuarão os mesmos trajetos atuais.

Segundo a EMDEC a medida foi tomada a pedido de representantes dos bairros Guará e Jd. Alto, para “melhorar a integração” entre a Escola B.G. Rezende com os moradores daqueles bairros. Porém muitos foram pegos de surpresa pois aguardavam o retorno da linha 328 ao trajeto antigo ou o aumento de carros e ampliação de horários das linhas 321 e 322 (já que 2 linhas foram tiradas: 374 e 328).

1 –NECESSIDADE DE PASSAR NO CENTRO MÉDICO

Mesmo os que gostaram da mudança propõem algumas mudanças básicas (321 manter antigo itinerário do 328 e que a atual 328 passe no Centro Médico) Veja algumas propostas dos que aprovaram:

Renata Pantaroto diz que melhorou um pouco mas em questão de tempo de viagem continuará igual. Ela acha que o 321 deveria fazer o itinerário do 328 antigo e seguir para o Bosque das Palmeiras. E que o atual 328 deveria passar no Centro Médico.  “Nos horários que pego o 321, não desce e nem pega passageiro algum no Centro Médico“.

Renata questiona também que o 328 sai do terminal com 4 passageiros que descem na Cidade Universitária e depois vai vazio e volta vazio da Cidade Judiciária “vai entender”.

Douglas Frate diz que gostou desse novo itinerário, porém também acha que o 328 deveria atender o Centro Médico já que vai passar a atender a Unicamp junto e não mais o 321. Ele também não entende porque há 2 linhas para o “Cidade judiciária” sendo que também tem o 329 que vai para lá.

Douglas também acha que o 321 deveria parar de passar no Centro Médico e diz que a APACC não precisa mais do ônibus para la.

2 – MAIS UMA PARTIDA ÀS 18:20 E MUDANÇAS DE HORÁRIOS

Apesar de gostar desse novo itinerário Douglas Frade diz que também tem que voltar o horário antigo que estava antes . Que era das 18:23. porque “ao invés de a gente ter que ficar esperando 40 minutos, sendo que é horário de pico”.

“Eles recolhem um ônibus e o ônibus depois fica saindo lotado do terminal”. “Precisam mudar os horários inclusive no horário de pico que tem que ser mexido e não pode continuar assim. Ninguém merece ficar 40 minutos esperando um ônibus. Ainda mais nesse horário de pico que agente quer chegar logo em casa pra descansar e eles estão nem aí com agente espero que com essa mudança volte o horário antigo das 18:23” – disse Frate

Luana Custódio de Melo concorda . Além da espera de 40 minutos o ônibus sai muito lotado :”Deveria tem um horário entre 17:48 e 18:40. Afinal muitos saem às 18:00 hs que é horário de pico. Deveria permanecer o outro ônibus ao invés de recolherem. Acredito que 18:20 seria um ótimo horário“.

Douglas e Luana dizem que o horário ideal para reduzir ônibus seria após às 19h: “Daí fica com dois rodando até meia noite” Mas não 18:00 hs a todos voltaram aos seus trabalhos escolas também, é desumano oque fazem com agente todos os dias.

Rose Giovanelli sai às 19 do serviço e para ela a hora que ele passa tá ótimo ele sai 19:20 não posso perder esse horário se não chego tarde em casa

QUEM NÃO GOSTOU  

Também há os que não concordam com essa mudança específica e propõem outras soluções

Mariana de Maizman, moradora do Bosque das Palmeiras, diz que para quem mora no Bosque vai demorar muito para chegar no bairro. “Tudo isso para atender o pessoal que estuda na Rezende, como se fosse eles não conseguissem andar a pé do Tilli Center até o Rezende!

Ela diz que há uns 5 anos atrás os moradores do Bosque demoraram um bom tempo para conseguir que o 321 não passasse no Alto da Cidade Universitária. “Fizemos um abaixo assinado e conseguimos. Mas agora voltou tudo e ficou pior ainda“.

“Isso significa que para ir para Unicamp, saindo do Bosque, eu vou ter que pegar 2 linhas: 3.21 e depois descer do 3.21 e pegar novamente o 3.28, que vai passar na Unicamp. É um absurdo!” – disse Mariana

3- PROPOSTA DE MANTER O ITINERÁRIO ANTIGO AOS FINAIS DE SEMANA

Mariana também reclama que o ônibus 321 vai passar na Rezende (Av. Santa Isabel) durante a semana inteira isto é de segunda a domingo sendo que as aulas na Rezende são apenas de segunda a sexta! “Quer dizer que no sábado e domingo vamos ficar passeando …dando voltas pelo centro.. mesmo não tendo aulas…..perdendo tempo…por causa dessa iniciativa maravilhosa… um absurdo!

Mariana então pede para que o trajeto atual (ida do 321 pela avenida 2 – Atilio Martini ) ou que ele vá direto pela Estrada da Rhodia até a Oscar Pedroso Horta (Av3) nas sextas e sábados, sem passar pelo centro de Barão. Ela diz que o ideal seria que 321 e 328 retornassem aos trajetos e horários antigos.


Laurita Lopes também não concorda e diz que tem que voltar o itinerário que era antes 321 e 328 ao mesmo trajeto. “Quando as aulas voltarem os ônibus vão superlotar ainda mais do que já estão!”

A moradora Valéria Balbino não gostou porque acha que a linha 321 deve ser para atender o Centro Médico e o hospital Boldrini. Pois segundo ela no Bosque das Palmeiras tem a Apac onde ficam as famílias que tratam no Boldrini e que também utiliza o ônibus. “Na verdade não tinham que mudar nada. Tinham que deixar a linha 328 e 321 do jeito que era antes. Além disso precisam aumentar a linha 321 colocando mais ônibus.

Sil Silva disse que, “Se já tá ruim vai ficar pior, eles não fazem nada pra melhorar a vida da população, mas para atrapalhar”

Para a moradora do Village Eli Gomes Ribeiro o ideal é voltar a linha 374 Jockey, “Se possível que ele voltasse a ir até o centro e não apenas Cidade Judiciária. O bom era voltar como antes. Muitos moradores foram e estão sendo prejudicados pela mudança.”. 

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!