Vários moradores do bairro Solar de Campinas, na divisa com Betel, estão reclamando muito das obras de construção das galerias pluviais (de coleta de águas de chuva) e estruturação para futuro asfaltamento daqui há um ano. Eles acusam a empresa contratada pela SEINFRA (Secretaria de Infraestrutura), a A3 Engenharia (que venceu a licitação) de deixar grande quantidade de terra em forma de lama solta nas ruas e na frente das casas (devido à movimentação constante das máquinas) que está causando transtornos: dificultando demais o trânsito e a saída ou chegada (de moradores e empregados) em casa e vários carros ficam atolados sem poder sair do lugar. Segundo a moradora Renata Franchesca, um morador ajudou com uma camionete 4×4 tirando os veiculos “A gente nao consegue sair de casa pra ir trabalhar. QUem tem moto ou bicicleta não consegue andar e já estamos em período de chuvas. Muitos moradores precisam levar 2 calçados para andar ate o ponto de ônibus que fica no final do bairro. ATe quando isso? “.
Ja o morador Andre Queçada pede para a propria empresa jogar umas pedriscos nas ruas para facilitar a passagem ou outra providencia ate que terminem. Segundo Queçada, já foram feitas várias reclamações na subprefeitura e no 156 e continua tudo igual e a subprefeitura disse que não pode fazer nada visto que a empresa foi contratada e é a responsável e estão com medo do período de chuvas piorar tudo. “Isso é um absurdo acontecer aqui em Barão o lugar que mais arrecada com impostos na cidade e nenhuma providência”
Eles reclamam também da demora nas obras. Como informa uma placa colocada no bairro, a obra está prevista para terminar em Julho de 2025 (se não atrasar como e normal) e estão com medo da temporada de chuvas que vira nesse final de ano e inicio do ano. (se não atrasar como e normal).
Então eles querem alternativas, que a empresa jogue pedras nas ruas ou que as obras sejam planejadas de forma mais organizada que nao penalize todos
A Secretaria de Infraestrutura informou em nota que as equipes da empresa A3 que está executando a obra realizam manutenção, com máquinas, para melhorar as condições de tráfego. Segundo eles trata-se de uma obra de pavimentação em 2, 6 km e drenagem em 3 km de vias, como parte do programa “Meu bairro bem melhor 2“. A pavimentação e a drenagem vão melhorar as condições de mobilidade de veículos e pedestres, o escoamento da água da chuva e a qualidade de vida dos moradores. A empresa está atenta para minimizar situações com esta, que ocorrem durante o período de obra e também durante o período chuvoso. Conforme a SEINFRA a previsão de trabalho é até abril de 2025.
(AB)