O prefeito Jonas Donizette decidiu adiar o início da reabertura das atividades nesta segunda dia 1º para , pelo menos, dia 8 de junho. Segundo o prefeito o motivo foi o grande aumento de ocupação dos leitos de UTI preparados – que chegou a 91% e em todos os números ( casos, mortes, descartados , confirmados etc) em toda a região A segunda maior em numero de casos do Estado. São 3206 casos e 152 mortos Grande Campinas. E evidentemente esse forte aumento impacta na procura regional que está recaindo em Campinas, fazendo com que a Prefeitura necessite ampliar o número de leitos de UTI e reforçar o número de profissionais da saúde.
VEJA ABAIXO MAIS INFORMAÇÕES DA PROCURA POR LEITOS E SOBRE A DECISÃO
CAMPINAS CHEGA A 1570 CASOS E 73 MORTES
O anúncio foi dado em audiência de hoje , dia 30 /5 em que a prefeitura divulgou a atualização com novos Agora são 1.570 casos confirmados (136 a mais que a última divulgação feita ontem , sendo 73 mortos (4 a mais) O numero de casos descartados também aumentou para 3.008 (176 a mais ) e tambem de casos em investigação 280 (23 casos a mais). Também aumentou o numero e curados 1.105 (90 a mais), e dos casos confirmados 147 estão internadas (17 a mais) e 245 estão em isolamento domiciliar (25 a mais).
As outras quatro mortes são de dois homens, sendo um de 90 anos de idade, com outras doenças, que morreu em hospital público, dia 26; e um segundo com 74 anos, também com comorbidades, que faleceu dia 27, em hospital público; duas mulheres também morreram em decorrência da Covid-19, sendo uma de 83 anos, com doenças preexistentes, que morreu em hospital público, dia 29; e uma segunda mulher de 87 anos, também com comorbidades, que morreu dia 29 em hospital privado. Até agora, 73 mortes foram registradas. Outras 17 (duas a mais) estão investigação.
FALTA DE MEDICOS E NOVOS LEITOS IMPEDE MAIS AUMENTO DE CASOS
De acordo com o prefeito, o município tinha uma programação de leitos de UTI, mas que está muito apertada para ser colocada em prática a partir de segunda-feira. “Quero agradecer o Dr. Marcos Pimenta, presidente do Mário Gatti, que se comprometeu conosco a ter 10 leitos de UTI a mais no hospital a partir de segunda e chegarmos a 30 na próxima semana”.
Conforme disse Jonas, a prefeitura também fará a compra de leitos da rede particular de saúde, expandindo o número de maneira significativa, garantindo assim o atendimento dos pacientes que necessitam de mais cuidados. prefeito disse ainda que o problema do município não é de equipamentos e de respiradores. “O nosso problema é a demanda por profissionais da saúde, que tem acontecido em outras regiões e que, embora tenhamos muitos profissionais, estamos encontrando uma certa dificuldade em fazer as contratações extras”, afirmou.
Até a próxima sexta-feira, será publicado um novo decreto detalhando como será a flexibilização das atividades em Campinas.