Padre de Barão repete o que o Boi Falô”, segundo a Lenda.

O padre Thiago Ruiz Bernardo , pároco da Igreja de Santa Isabel – padroeira de Barão Geraldo para a igreja católica – solicitou à Prefeitura de Campinas que transferisse o “Show Encantado de Páscoa” para “outro dia” . Em mensagem transmitida pelo Instagram da paroquia , pe. Thiago diz que a Sexta Santa e “um dia santo de guarda para todos os cristãos” e considerou a realização do Show Encantado dos Coelhos de Páscoa “uma falta de respeito aos cristãos que devotamente lembram da morte de Cristo nesse dia”. Lembrou que a Constituição garante o livre exercício de qualquer fé, mas lembrou: “Embora estejamos num país laico, as autoridades não podem esquecer que nosso povo é religioso” E o Estado deve salvaguardar o exercicio da religiosidade do povo”. E propôs que fosse transferido para o Domingo de Páscoa que se nao celebram a ressurreição de Cristo, ao menos o Coelho de Páscoa é uma referência à vida.

Exclusivamente para o #Jornal de Barão o padre Thiago disse que a Igreja Católica, em sua Doutrina, a partir das Sagradas Escrituras, orienta ao fiéis que a Sexta-feira Santa é dia de penitência e oração, pois se celebra a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. E por isso, recomenda aos fiéis que guardem este dia santo “Fazendo memória da nossa Salvação, pelos méritos de Nosso Senhor. Desta forma, mesmo havendo costumes ou tradições locais, orienta-se que festas não ocorram neste dia, sendo a melhor opção, o Domingo de Páscoa“.

o padre Thiago Ruiz Bernardo da Paróquia Santa Isabel

Festa do Boi Falô e Fecha Corpo

O jornal entende que quando o padre orienta que “festas não ocorram neste dia” ele estaria se referindo também ás duas outras festas publicas que ocorrem em Barão na Sexta Feira Santa. (Festa do Boi Falô e do Fecha Corpo) ENtretanto, ele nada disse à essas festas diretamente.

Porém segundo duas moradoras catolicas que assistiram missa no domingo, padre Thiago informou que vivendo em Barão ha apenas 1 ano, foi convidado a “benzer” a macarronada que será servida livremente a todos. E como a tradição do Boi Falô ja existe hà muito tempo (36 anos , no caso), em 2023 ele disse que foi contrariado fazer o benzimento do macarrão. Porém chegando na Festa , ele viu muita gente pobre e necessitada , moradores de rua com baldinhos e potes de sorvete se servindo da macarronada e se arrependeu do que havia pensado. Ele teria dito na missa que ficou tocado por essas pessoas esperando a macarronada E por isso, – longe de qualquer intenção ou apoio politico – decidiu esse ano também abençoar a comida e a Festa do Boi Falô.

E na terça passada, quando a Prefeitura anunciou que o “Show Encantado da Páscoa” seria antecipado para esta quinta, 28 , o padre Thiago gravou um video de agradecimento à Prefeitura, ao Prefeito à Secretaria de Cultura, à todos os que estavam envolvidos na organizaçao dos shows e aos cristãos que ajudaram por terem atendido seu pedido de mudança de data E aproveitou para enviar bençãos e desejar uma feliz pascoa a todos.

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!