Para o Brasil, artistas de Barão realizam “1º Festival de Inverno” neste 7 de setembro na Pça. Durval

No dia em que o Brasil completa 202 anos (sábado, 07/09) acontece o primeiro “Festival de Inverno de Barão Geraldo” na Praça Durval Pattaro, propondo um encontro cultural com apresentações musicais, gastronomia, cerveja artesanal, discos de vinil e feira de economia criativa. Montado e construído pela produtora Zumbido Cultural e artistas, produtores, comerciantes e agentes culturais do distrito de Barão Geraldo, o festival visa mais do que apresentar uma alternativa cultural: muito mais uma vivência da rica qualidade musical e cultural de Barão e de forma aberta e democratica para todos. ” Venha comemorar o aniversário do Brasil com muita Cultura”!

Serão 3 bandas e 4 DJ’s apresentando repertórios dedicados ao samba, música brasileira, jazz, funk clássico e reggae. Na gastronomia serão 8 empresas locais com; pizza, hambúrguer artesanal, comida vegetariana, comida mexicana, espetos, lanches, açaí e doces. Todas as cervejarias do distrito estarão presentes com mais de 30 sabores de cervejas artesanais autorais. Na feira de economia criativa serão aproximadamente 30 expositores independentes locais com produtos autorais de arte, moda, gastronomia e discos de vinil.

Segundo o produtor Arthur Amaral – o DJ Digão – diretor da Zumbido Cultural , Barão Geraldo concentra grande produção cultural e artística da região, são diversos artistas e projetos de música, teatro, circo, dança, artes plásticas, audiovisual produzidos no distrito. “É quase que inevitável não pensar o encontro das artes em um espaço democrático como a praça pública, reunindo música, gastronomia, cultura em um mesmo local, proporcionado a todos que possam interessar, algo além do entretenimento”.

Programação

Para esta edição especial de Independência, a produtora Zumbido Cultural pensou uma curadoria musical começando às 11h com discotecagem groove e de música brasileira da ‘Discomina’ (coletivo formado pelas DJ’s Aline Turim, Cass e Sueyla), passando o palco às 14h ao ‘Grupo Zabalê’ e seu bonito show de música brasileira arranjada a três vozes, às 16h sobe ao palco o ‘Marcelo Gomes Quarteto’ (formado por Marcelo Gomes, Fernando Baeta, Helle Simone e Alexandre Cunha) grandes músicos da cena instrumental apresentando um show poderoso de jazz funk, e para encerrar às 18h, o grupo ‘Sacicrioulo’ com seu contagiante show de música brasileira que vai do manguebeat de Chico Science ao contemporâneo de Baiana System e versões reggae de Djavan, e nos intervalos, o anfitrião DJ Digão com discotecagem que vai do jazz, bossa à diversas vertentes da música brasileira. “Traga sua cadeira de praia, sua canga, as crianças, a bola e aproveite um dia na praça.” – propõe Amaral.

RESUMO DA Programação musical:

11h – Discomina

O coletivo DISCOMINA é formado por  mulheres inseridas no universo do Disco de Vinil, sua mídia e cultura. Aline Turim, Cass e Sueyla trazem um rico repertório, que passa pela vasta e extraordinária música brasileira. Nas pesquisas internacionais, influências e balanços e grooves, jazz, rap e funk soul. A música é diversa, não tem caixa ou regra e Discomina segue o baile nessa pegada.

14h – Grupo Zabalê

Formado em Campinas há 26 anos o grupo valoriza a fina flor do cancioneiro brasileiro trazendo uma mistura única de melodias, ritmos e harmonias vocais, uma ampla variedade de arranjos e uma interação dinâmica entre as vozes, resultando em performances vibrantes e emocionantes que destacam a beleza e a complexidade da música brasileira. Formado por Celso Pires, Silas Oliveira e João Carvalho.

16h – Marcelo Gomes Quarteto

Quarteto formado por grandes músicos atuantes na cidade de Campinas; Marcelo Gomes e Fernando Baeta nas guitarras, Helle Simone no contrabaixo e Alexandre Cunha na bateria, apresentam repertório jazz funk dedicado ao groove brasileiro, músicas com balanço e suingue, feitas aqui no Brasil. Com releituras de grandes nomes do jazz mundial e da música brasileira, como o clássico disco “Os Afro-Sambas” de Baden Powell e Vinicius de Moraes.

18h – Sacicrioulo

Sacicrioulo chega flertando entre o mais puro rock underground e rica diversidade rítmica brasileira. Misturando guitarras distorcidas, grooves e uma intensa percussão, que agrega influências que cortam o país, e vão do nordeste ao sul convergindo numa autenticidade negra do interior de São Paulo. Em seus bits, batuques e baques há essências que vão do candomblé ao rap. Alegre, dançante, a banda Sacicrioulo carrega a resistência e a força das tradições e matrizes africana em sua arte. A banda apresentará um set incrível com releituras das obras de Chico Science e a Nação Zumbi, Baiana System e Jah Van (versões reggae de Djavan). Formado por Cesar Pereira (voz), Nathan Podestá (guitarra), Marlon Barbosa (contrabaixo), Cainã Miachon (percussão), Digão (percussão) e Bito Coelho (bateria).

Nos intervalos – DJ Digão

DJ Digão, natural de Campinas, discoteca há mais de 20 anos, toca com discos de vinil, pesquisa músicas com raízes afro-brasileiras, como; samba, samba-jazz, sambalanço (samba-rock), samba-reggae, samba-funk, soul, classic funk e jazz. Fundador da Zumbido Cultural, produz diversos eventos culturais, apreciador do jazz e suas vertentes, idealizou e produz a “Mostra Jazz Campinas”, entre outros projetos de curadoria voltada ao estilo na cidade, como a ‘Esquina do Jazz” na Battataria e o “SoulGood” na Cervejaria Blacaman. Teve o privilégio de tocar ao lado de artistas como; Taylor McFerrin (USA), Funk Como Le Gusta, Ana Canãs, Mundo Livre S.A., Nando Reis, B. Negão, OBMJ, Bruna Caram, Gerson King Combo, Marcel Powell, Reginaldo 16 Ton, Sandália de Prata, Tulipa Ruiz, entre outros. Já levou seu set brasuca para Inglaterra, Grécia e Paraguai. 

VÍDEOS:

www.youtube.com/watch?v=66DFiTPfxeg (Sacicrioulo)

www.youtube.com/watch?v=ZYHASTom758 (Sacicrioulo)

www.youtube.com/watch?v=OML2XMwLAxs (Grupo Zabalê)

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!