Para preservar a Historia de Barão Geraldo

A Biblioteca Municipal Ernesto Manoel Zink promove mais uma “Conversa com o Autor” no próximo sábado, dia 3/12, apresentando novas obras de seu acervo. Dessa vez a “Conversa com o Autor” será com o historiador Warney Smith Silva que lançou este ano a segunda edição do livro “Barão Geraldo: a luta pela autonomia (1910-1960)” editado pela editora Pontes. O livro é resultado de uma pesquisa, conduzida junto ao Centro de Memória- Unicamp, que faz uma recuperação das origens históricas da vila rural que surgiu ao lado da Estação Barão Geraldo, fundada em 1926 e que deu origem a um dos principais distritos de Campinas.

O livro se baseia em diversos acervos com farta quantidade de fontes históricas da cidade como o Centro de Memória – Unicamp, como a própria Biblioteca Ernesto Zink que contém praticamente toda a bibliografia existente sobre a cidade de Campinas , desde o século 19, além de um gigantesco acervo, uma gigantesca coleção de notícias de jornais de Campinas classificados por temas . Além desses , do Arquivo Público do Estado (APESP), da Prefeitura e da Câmara de Campinas, também serviram de fonte para a pesquisa e o livro, os arquivos da USP e da Unicamp e também de entrevistas com mais de 24 antigos moradores pioneiros a maioria nascidos em Barão e que ja são falecidos.

Segundo o autor, o trabalho tinha como objetivo investigar e levantar as origens e como se formou a vila rural que deu origem ao atual distrito de Barão Geraldo – que sofre um processo de “esquecimento” e a forte identidade local que levou os antigos “baronenses”, como foram chamados, a lutarem pelo “progresso” e pela emancipação de Campinas. Para isso, “… foi necessário superar as limitações de referências e dados inexistentes que terminam com o falecimento do Barão Geraldo em 1907 e pulam para a fundação da Unicamp em 1966 (tentando o esquecimento da fatos fundamentais nesse período) e levantar as fontes, referências e dados da população pioneira que formou o distrito e a identidade local, superando as concepções atuais de história local baseadas em lendas e mitos.” – disse Silva.

O lançamento do livro integra as comemorações dos 69 anos de Barão Geraldo como distrito.

O evento contará com a apresentação de textos e fotos que resumem o trabalho e de um bate papo informal, além da venda de exemplares do livro a R$ 50,00

Serviço:

“Conversa com o autor”: Warney Smith Silva, sobre o livro “Barão Geraldo a Luta pela Autonomia (1910-1960) Editora Pontes, Campinas 2021

Dia 3.12.22 às 14:30h

local Biblioteca Municipal Ernesto Manoel Zink

rua Benjamin Constant, 133 ao lado do Paço Municipal

– entrada franca

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!