Evento abre a programação da 13ª edição do Festival Hercule Florence de Fotografia
O Instituto Pavão Cultural, em Campinas, abre ao público a mostra “Vê Nus”, do fotógrafo Kazuo Okubo, com curadoria de Rosely Nakagawa, no dia 9 de março, a partir das 19h. As imagens que compõem a exposição foram realizadas a partir de 2004 até 2020 com voluntárias que autorizaram o fotógrafo a retratar e revelar suas intimidades anonimamente. No dia da abertura, será apresentado o fotolivro homônimo da mostra, com todas as imagens das voluntárias que posaram para o projeto e texto da curadora, que estará à venda no local. A mostra abre a programação da 13ª edição do Festival Hercule Florence de Fotografia, que neste ano celebra os 190 anos da descoberta da fotografia isolada em Campinas.
A mostra fotográfica “Vê Nus”, de Kazuo Okubo, fica em cartaz no Instituto Pavão Cultural até o dia 29 de abril, com visitação de quarta a sábado, das 15h às 20h. A entrada é gratuita e a classificação indicativa recomendada é 18 anos +. O Instituto Pavão Cultural fica na Rua Maria Tereza Dias da Silva, 708, Cidade Universitária em Barão Geraldo.
Na abertura da mostra, será apresentado o fotolivro “Vê Nus”. A publicação com 128 páginas e texto de Rosely Nakagawa em português e inglês reúne as fotos de 60 mulheres que aceitaram posar para o fotógrafo Kazuo Okubo desde 2004. O livro estará à venda no local e no site.
No dia 10 de março, às 16h, Kazuo Okubo participa de uma conversa aberta ao público. Entre os temas que serão abordados estão a fotografia como linguagem e técnica, o nu nas artes visuais, as fronteiras e os espaços da arte. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.
Festival Hercule Florence de Fotografia
A mostra Vê Nus abre a programação 13ª edição do Festival Hercule Florence de Fotografia, que neste ano terá exposições, oficinas, caminhadas fotográficas, além da entrega da Medalha Hercule Florence. “Este será um momento especial, depois da reclusão, poder voltar a estarmos juntos e comemorar mais uma edição do festival. E ter Kazuo Okubo abrindo a programação é muito importante para nós. Ele que já participou de edições anteriores e com os nossos parceiros do Instituto Pavão Cultural é uma grande alegria”, afirma Ricardo Lima, idealizador do Festival Hercule Florence de Fotografia.Neste ano, o festival celebra os 190 anos de descoberta da fotografia no Brasil pelo franco brasileiro Hercule Florence, que chegou ao Brasil Aos 20 anos e, meses depois, foi contratado como desenhista da lendária Expedição Langsdorff, missão científica que percorreu o interior do Brasil entre 1825 e 1829. Ao final da expedição, decidiu ficar no Brasil, na então Vila de São Carlos, hoje Campinas, onde fez pesquisas sobre as aplicações do nitrato de prata sob a luz e em 1833 anunciou sua descoberta da fotografia. Em 2024, será a vez de celebrar os 200 anos da chegada de Hercule Florence ao Brasil.
QUEM É KAZUO OKUBO
Natural de Brasília (1959), Kazuo Okubo teve contato com a fotografia ainda menino através de seu pai, Arlindo Okubo. Passou um bom tempo fotografando festas e casamentos até descobrir a fotografia publicitária. Seu portfólio acumula trabalhos para as principais agências do mercado, e conquistou clientes de peso, como Ministério da Saúde, Banco do Brasil, Caixa, Secom, Correios, Unicef, Sebrae, GDF, BRB, Ministério do Turismo, Embratur, Casa Claudia, Vogue, Revista Piauí, entre outros. Foi finalista de todas as edições do prêmio Conrado Wessel, de 2002 até 2008, além de ter trabalhos premiados no Festival Mundial de Publicidade de Gramado e no Festival de Publicidade de Cannes. Desenvolve trabalhos autorais desde 2003. Inaugurou em 2009 a primeira galeria de arte do Centro-Oeste especializada em fotografia, A Casa da Luz Vermelha, onde produziu dezenas de exposições, workshops e eventos.
RESUMO
Vê Nus (exposição fotográfica de Kazuo Okubo)
58 Fotografias
Curadoria | Rosely Nakagawa
|INAUGURAÇÃO 09/03, quinta-feira, às 19h E aberto para Visitação – De quarta a sábado, das 15h às 20h
Entrada | Gratuita no Instituto Pavão Cultural
Rua Maria Tereza Dias da Silva, 708, Cidade Universitária, Barão Geraldo
Apresentação e sessão de autógrafos do fotolivro | Vê Nus
Conversa | com o artista
Quando | 10/03, às 16h Entrada | Gratuita
Classificação indicativa recomendada | 18 anos
Expografia e Montagem | Pavão Arquitetura e Expografia