O pedido de reforma da ponte sobre o rio Anhumas, na rua Bortolo Martins, acabou causando uma disputa entre alguns vereadores e também lideranças locais. os vereadores Débora Palermo, Paulo Haddad e Luis Rossini solicitaram à Prefeitura a reforma da ponte que só agora, inicio de abril, a Secretaria de Infraestrutura liberou a verba. Porém os pedidos tiveram anterioridade . A prefeitura porém ainda nao tem data para iniciar a obra.
Após as grandes quantidades de chuvas no início de janeiro, a ponte da rua Marco Grigol já havia caído, mas começou a causar estragos nas pontes da cerâmica e a da rua Bortolo também. Esses estragos foram vistoriados dias depois por equipes da Subprefeitura e da SSP (Secretaria de Serviços Publicos) e concluíram que estavam estáveis. (a ponte da Cerâmica foi arrumada pela SANASA, pois havia quebrado um duto de água que passa por baixo dela, onde houve o estrago). Por isso, alguns moradores solicitaram à vereadora Débora Palermo para conseguir uma reforma e ela quem fez a solicitação formal, via Cãmara, à Prefeitura no dia 23 de janeiro. (Embora é claro que a SSP já tinha conhecimento do estado delas).
Como ocorreu com várias pontes na cidade e com a decretação do Estado de emergência, a ponte da rua Bortolo Martins foi incluída no plano de emergência de reconstrução das pontes.
No início de abril porém o vereador Paulo Haddad anunciou que também havia feito a solicitação de reforma da ponte conforme solicitação de seu assessor, o morador do Guará Gustavo Souza. Segundo Gustavo, desde a gestão anterior (de Jonas) ele vem solicitando cuidados e reforma da ponte. E em março de 2022 ele pediu ao Paulo Haddad para solicitar a reforma da calçada e do guarda corpo da ponte que havia sido destruída também por chuvas. Portanto eles consideram que o pedido feito por Haddad é bem anterior além do historico de solicitações e trabalho de Gustavo
“Essa não é a primeira vez que arrumo lá não. Em março do ano passado 2022 fizemos até um requerimento de informação para vistoriar detalhadamente essa ponte. Na época eu estive presente com o Bertão e o Osmar da COAR (Coordenadoria de Administrações Regionais). Eles é que fizeram a primeira vistoria da calçada e de toda a ponte” – disse Gustavo.
Também o vereador Luis Rossini , presidente da Câmara, disse que – a pedido do subprefeito Osvaldo Kaise – solicitou à SSP que fosse incluída a reforma da ponte na lista de urgências para reconstrução devido às chuvas pela Prefeitura. mas ele diz que quem fez o primeiro pedido foi a vereadora Débora.
O Jornal de Barão solicitou retorno da Secretaria de Infraestrutura sobre qual ou de quem o pedido que estão atendendo e o mais importante, quando irão começar a reforma da ponte.
A Secretaria disse que não sabe qual solicitação esta sendo atendida mas que a data de inicio da reforma da ponte ainda está sendo definida para iniciar a reforma.