Uma equipe da Polícia Militar prendeu em flagrante dois homens por crime ambiental. Eles criavam e vendiam vários animais silvestres em gaiolas numa chácara em uma área rural do Bosque das Palmeiras, próximo ao Roni´s Bar (na Av Luis Antônio Laloni). Segundo o sargento Honda, que efetuou a prisão, eles receberam uma denúncia anônima de maus tratos a animais e foram investigar a área suspeita . Lá descobriram grande quantidade de pássaros e primatas presos em gaiolas.
Além de 2 sagui Callithrix (micro estrela ou de “tufo branco”) engaiolados, foram encontrados também passarinhos: 12 coleirinhos, 6 canários da terra, 2 tico-tico rei, 2 garibaldis, 2 bigodinhos, 2 currupiãos, 1 sanhaço, 1 chupin, e 1 pássaro preto.
Os dois homens foram autuados em flagrante pelo art 29 da Lei Federal 09.605/98 e também pelo artigo 25 da resolução SIMA 05/21 e levados para a 1ª DP e ficaram à disposição da Polícia Ambiental. Foram indiciados e responderão em liberdade.
Participaram da identificação a equipe do 2ºSgt PM Honda, e os soldados PM Custódio, Peçanha, Ana Paula e Fernando Segundo o sargento Honda, os animais foram entregues para a Polícia Ambiental que os levou até à Mata Santa Genebra para serem soltos.
Porém a Fundação não permitiu que as espécies fosse soltas lá por não serem nativas. Segundo o biólogo da Fundação Thomas Barrela explicou, a introdução e soltura de especies que não são nativas da Mata “pode causar desequilíbrio e competição com as espécies locais, comprometendo o equilíbrio e podendo, em situações mais extremas, até deslocar ou extinguir uma espécie nativa”.
Ainda não sabemos onde os animais foram soltos.
(AB)