A empresa SM terminou e já entregou a nova ponte da rua Marco Grigol, no Guará, no último dia 21/7 e desde a segunda passada 24/7 a Prefeitura abriu ao trânsito de veículos e pedestres. A ponte liga o bairro Chácara Santa Margarida no Guará até a Estrada da Rhodia, em frente ao Condomínio Rio das Pedras. A obra, executada pela SM, foi contratada pela SSP (Secretaria Municipal de Serviços Públicos) e iniciada em 29 de maio com previsão de até três meses para conclusão ( final de agosto início de setembro), porém, ficou pronta antes do prazo estimado.
Agora os moradores da região da Tozan , entre Guará Jd. Alto, Chácaras Bortolo, Bosque das Palmeiras, Tozan, Piracambaia, Village, Vale das Garças Chácaras Marujo etc estão cobrando e solicitando que a linha 322 – do terminal ao Village retorne para ao trajeto anterior que passava pelas pontes que ja foram liberadas
Mas até o fechamento dessa reportagem , a Prefeitura ainda nao tinha respondido
Ponte foi derrubada por caminhão a serviço da SANASA
A ponte anterior foi derrubada por um caminhão a serviço da SANASA em dezembro de 2022. O caminhão estava cheio de pacotes de cimento e não se sabe porque ela aguentou ( já que por ela passava até ônibus. A SSP atribui sua queda à sua fraqueza por causa das chuvas de novembro). No mesmo mês a vereadora Débora Palermo entrou com um pedido de reconstrução da ponte. (pedido nº 7968). Com as chuvas o Prefeito Dário chegou a anunciar que ela seria construida pelo Governo do Estado. Mas já em abriu que a propria Prefeitura abriu licitação paras as obras.
Segundo informou a SSP, a ponte, de 15 metros de extensão, foi feita com 32 aduelas, que são estruturas de concreto pré-moldadas, quadradas, de 3 metros x 3 metros cada. Na superfície foi feito o aterramento e a aplicação de pavimento asfáltico. Uma calçada de concreto foi construída em 100 metros, de cada lado da via, incluindo a ponte. O investimento na obra da ponte foi de R$ 1,2 milhão.
SSP também recapeou toda a rua
Além da obra da ponte, a rua Marco Grigol foi totalmente recapeada. São 600 metros de extensão, cerca de 4.200 metros quadrados. Foram utilizadas 500 toneladas de massa asfáltica. A via também recebeu nova sinalização de solo, pela EMDEC. No recapeamento, o investimento foi de R$ 540 mil.
O secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, explicou que foi necessário construir uma ponte totalmente nova, “porque a antiga foi levada pelas fortes chuvas” ( o que não é verdadeiro). Na nova ponte foram utilizadas várias aduelas para passar o curso d´água. Esta nova ponte tem capacidade 50% maior de passagem de água do córrego em relação à anterior. “É uma macrodrenagem importante naquela bacia hidrográfica. É uma ligação entre a estrada da Rhodia, e os bairros Chácara Santa Margarida, Cidade Universitária e o bairro do Guará. A obra vai beneficiar cerca de 5 mil moradores daquela região”, disse Paulella.