UMA PROVA: No primeiro dia de funcionamento oficial do projeto Saúde Digital – SUS Campinas, nesta sexta todas as 20 VINTE!!! vagas das teleconsultas foram preenchidas até às 10h. O que demonstra claramente o esgotamento de como o sistema de saúde da cidade está muito aquém e abaixo das neessidades e longe da necessidade real dos moradores que continuam reclamando da falta e do “pessimo atendimento” nas redes sociais
O centro de saúde com maior número de adesões às consultas foi o Carlos Gomes, seguido do Boa Vista, com pacientes também de outras unidades participantes. Não houve nenhuma falta às consultas agendadas. As teleconsultas começam a partir das 7h20 e as vagas são preenchidas de acordo com a demanda.
No total, começaram a ser oferecidas 100 teleconsultas por semana em 16 centros de saúde, incluindo também as unidades de Barão Geraldo, Joaquim Egídio, DIC 3, Aeroporto, 31 de Março, Carlos Gomes, Rossin, Bassoli, Aurélia, San Diego, São Marcos, Boa Vista, Costa e Silva, Nova América, Capivari e Centro. O programa foi lançado ontem, quinta-feira, 25 de maio, pelo prefeito Dário Saadi. Saiba mais em https://portal.campinas.sp.gov.br/noticia/48472.
Segundo a coordenadora do projeto Saúde Digital – SUS Campinas, Marcelle Benetti, o primeiro dia foi um sucesso. “É um projeto que veio para ficar e que tem o apoio da gestão e colaboração dos funcionários das unidades para que tenha êxito. Tivemos uma adesão muito boa dos pacientes e, com isso, já estudamos ampliar o número semanal de consultas oferecidas antes do previsto”, afirmou.
A expectativa é que este número seja ampliado para 400 no segundo semestre, quando todas as unidades básicas de saúde também passarão a oferecer esta modalidade de atendimento.
O objetivo do serviço é oferecer uma ferramenta adicional de acesso á saúde pública, além de desafogar prontos-socorros e unidades de pronto-atendimento. O atendimento presencial não será substituído pelo digital, mas os pacientes podem optar pelo serviço.
Funciona da seguinte forma: pacientes que chegam aos centros de saúde com queixas e sem consulta agendada, passam pela triagem. Se for necessário a consulta, a enfermagem oferecerá o serviço e se o paciente aceitar, vai receber um comprovante com o horário de atendimento on-line por WhatsApp ou SMS. Pouco antes do horário, o paciente recebe um link no celular. Basta clicar e entrar na sala virtual do médico. O acesso pode ser feito do lugar em que o paciente quiser e caso ele não tenha equipamento, pode fazer a consulta de um computador do centro de saúde. O médico que fará o atendimento on-line fica no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti.
No pronto-socorro do Hospital Infantil Mário Gattinho, a opção de teleconsultas também passou a ser oferecida hoje. Chamada de Sala Azul Virtual, a iniciativa, na Rede Mário Gatti, é para os pacientes com queixas de menor gravidade. Hoje, seis mães optaram pela teleconsulta. Leia mais em https://portal.campinas.sp.gov.br/noticia/48486.