PREFEITURA APRESENTA LEI DOS IMÓVEIS PARA LIBERAR NOVOS LOTEAMENTOS

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, a Secretaria de Planejamento e Urbanismo e a Secretaria de Gestão e Controle promoveram na manhã desta segunda-feira, 18 de fevereiro, um encontro que teve como tema a nova LPOUS ( Lei de Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo LPOUS) de Campinas. A reunião também foi oportunidade para um debate visando aprimorar e agilizar os processos de aprovações de empreendimentos, alvará de execução e alvará de uso no município. O evento foi realizado no Salão Vermelho da Prefeitura, que ficou lotado com a presença de empreendedores e profissionais ligados à área de construção civil. Também participaram representantes de várias entidades do setor.

Após a apresentação sobre a LPOUS, o público encaminhou várias perguntas, tirando dúvidas e dando sugestões para os processos de aprovações de empreendimentos. Os questionamentos foram respondidos pelo secretário Carlos Augusto Santoro, de Planejamento e Urbanismo, e sua equipe, e também pelo secretário André von Zuben, de Desenvolvimento Econômico.

Além de destacar o grande numero de empreendedores que estava presente, o secretário Carlos Augusto Santoro reforçou que espera pela continuidade desta participação nos próximos meses. “Já temos algumas ideias para dar mais celeridade ao processo, mas estaremos aceitando recomendações e proposições para o encurtamento do procedimento de aprovação de empreendimentos como um todo”, afirmou Santoro. No encontro, a Prefeitura também disponibilizou um canal de comunicação por e-mail para que os presentes possam fazer novos questionamentos ou enviar propostas para o aprimoramento das aprovações.

O secretário André von Zuben projeta uma ação conjunta e participativa para alcançar o objetivo de desburocratizar ainda mais o sistema. “É o ano para darmos um grande salto nas aprovações de projetos e alvarás em nossa cidade. Criamos um grupo de trabalho, entre as três secretarias, para discutir formas de melhorar este processo”, disse.

A abertura da atual Administração para discutir a nova lei foi elogiada pelos profissionais e representantes de entidades. “Quero agradecer aos secretários André Von Zuben e Carlos Santoro, e a toda a equipe técnica da Prefeitura, por este espaço e o atendimento que temos recebido. Por experiência própria, em mais de 30 anos que eu atuo nessa prefeitura, como profissional, como professor ou como representante de entidades, nós nunca tivemos a abertura que estamos tendo na formulação de uma lei, na discussão e para encaminhamento da nossa demanda em Campinas como estamos tendo hoje”, destacou o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), João Manuel Verde dos Santos. “Campinas está avançando, nós estamos avançando, por um trabalho conjunto da comunidade, da cidade e da Prefeitura”, concluiu.

PLANO DIRETOR ESTÁ SUB JUDICE

Importante lembrar que o Plano Diretor  ( e por extensão essa LPOUS) ainda respondem (ainda não ressponderam uma “Ação direta de inconstitucionalidade do plano diretor estratégico” interposto por diversas ONGS de Campinas e que ainda espera respostas e remodelação da Prefeitura. A ação pode impedir a execução do plano e dos alvaras que prometem aprovar esse ano
Veja a ação no Link completo:

LPOUS

A Lei de Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo é uma das principais ferramentas de planejamento para orientar o desenvolvimento da cidade e organizar as atividades urbanas no território (moradia, comércio, serviços, indústria, lazer, transporte). A sanção aconteceu em 20 de dezembro de 2018, pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e já está em vigor.

O novo texto propõe a redução do número de zonas, das atuais 18 para oito, e uma nova classificação das mais de 18 mil atividades econômicas, que passam a ter três níveis de classificação de incomodidade: baixa, média ou alta. Os novos critérios simplificam a lei e proporcionam agilidade na aprovação de empreendimentos de qualquer natureza.

Mas conforme a “Ação direta de inconstitucionalidade do plano diretor estratégico” ela pode ser cancelada VEJA  NESSE LINK  http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/Assessoria_Juridica/Controle_Constitucionalidade/Adins_PGJ_Iniciais2018/750D1C1C4F13D7FCE050A8C0DD01137F?fbclid=IwAR2SZzSWkm0R1_ES8G6KQ6o0-cLoVQNHnD_67KHdxkQFRQ684yLBSXPbEvM

52113357_2174370112626916_5035200206476410880_n
Secretario Santoro, Andre Von Zuben, Uma moça da Caixa e João Verde presidente do CMDU
  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!