Prefeitura constrói 22 parques para cães (parcão), mas nenhum em Barão Geraldo
Prefeitura alega falta de pedidos em Barão.
A Prefeitura já construiu 19 “parcões” (ou como são chamados os parques adaptados para cães principalmente ) em Campinas, porém nenhum em Barão Geraldo até o momento, um distrito e grande região em que os moradores, tutores ou cuidadores criam grande quantidade de pets em suas casas e há um forte movimento de proteção publica aos pets e defensores da “causa animal”. O parcão mais próximo fica justamente no Parque Taquaral.
Segundo Michele Medola, da Secretaria de Comunicação da Prefeitura, as unidades do “Parcão – Espaço-Pet” estão sendo instalados nos bairros conforme demanda (pedidos) da população principalmente através do 156. A SSP – Secretaria de Serviços Públicos – informa que, além dos três próximos “Parcão” que serão entregues em locais já definidos há muito tempo, a Secretaria está avaliando outros locais conforme pedidos dos cidadãos, via 156 ou demandas feitas por organizações, associações de bairros e de moradores.
Ou seja : a SSP ainda não fez um “Parcão ESpaço – PET” em Barão por falta de pedidos em Barão.
Para o primeiro trimestre de 2025, estão previstos mais três Parcões, que vão se somar aos 19 existentes na cidade e chegarão a 22 unidades. Eles são criados e instalados pela SSP -Secretaria de Serviços Públicos, exceto o do Parque das Águas, que é de gestão da SANASA.
Somente em 2024 a SSP construiu 17 unidades de Parcão em várias regiões da cidade. Essas áreas são planejadas especialmente para que os cães possam brincar, praticar exercícios e fazer amizades. Mas as unidades de “Parcão-Espaço pet”, os espaços de lazer e exercícios para os cachorros, continuam a se expandir pela cidade. (veja alista abaixo).
Todos os Parcões possuem um padrão de estrutura, com variação apenas no tamanho da área. Contam com área gramada e cercada por alambrado, brinquedos e obstáculos, bebedouro para os cães e iluminação, onde os pets têm liberdade de brincar em segurança, de dia ou à noite e podem interagir com outros cães, pular e saltar nos vários brinquedos e nos obstáculos. Os tutores podem ficar junto aos animais nos espaços. De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, os Espaços pet são planejados especialmente para diversão e socialização de cachorros. “É um espaço em que os cachorros brincam e se exercitam com segurança e muitos atrativos”, diz o secretário.
Segundo a SSP , a instalação de um Parcão completo custa entre R$ 120 mil e 150 mil para a Prefeitura.
Depoimentos de alguns tutores
A designer Lívia Nishibe leva com frequência a pinscher Catia, de 4 anos, para curtir as manhãs no Parcão: “Quando este Parcão foi construído, achei muito bom. Me sinto confortável em deixar a Cátia dentro do parcão, porque é uma maneira dela explorar o espaço com mais autonomia, sem estar presa a mim.”
Marvin, um cãozinho sem raça definida, de 2 anos de idade, mora em apartamento e adora sair com o tutor, o psicólogo Matheus Meira, para brincar no Parcão. “Eu costumo passear com o Marvin no Parcão em torno de duas vezes por semana. Moramos em apartamento e aqui é onde ele consegue gastar energia, interagir com outros cachorros e com a natureza. Vir ao Parcão é um evento pra ele”, conta Matheus.
A advogada Yoshie Kuninari leva a poodle Julie, de 5 anos, para brincar no Parcão do Largo do São Benedito, no Centro, e conta que ela adora o passeio. “Moro a cerca de duas quadras daqui. Inclusive, há algum tempo, pedi para ter um Parcão aqui. Costumo passear todos os dias na parte da manhã e depois do trabalho. Este espaço facilitou muito para passear com os cachorrinhos, para todos que passam por aqui. Muitos moram em apartamento, então não tem um lugar como este para o cachorro brincar. O parcão é a extensão do quintal da casa das pessoas. A Julie adora vir e ficar correndo”, conta Yoshie.
Histórico dos Parcões de Campinas
O primeiro Parcão de Campinas foi instalado na Lagoa do Taquaral, em outubro de 2020, na área próxima ao antigo kartódromo. O segundo foi no Jardim Nova Europa, entregue em abril de 2023.
Em 2024, foram inaugurados 17 parcões no Jardim São Gabriel, em 4 de fevereiro; no Parque Industrial, em 21 de março; no Jardim Proença, em 23 de março; três unidades na Vila Padre Anchieta, entregues nos dias 30 de março; e 6 e 14 de abril; no Parque Jambeiro e no Parque da Figueira, ambos em 21 de abril; na Vila União, 11 de maio; na Vila Joaquim Inácio, dia 18 de maio; no DIC 4, distrito do Ouro Verde, dia 9 de junho; no Botafogo, dia 28 de junho; no Parque das Águas, dia 29 de junho e na Chácara da Barra, dia 1º de julho; no Largo do São Benedito, no Centro, em setembro de 2024; da Vila Aurocan, em 26 de outubro de 2024; Vila Padre Manoel da Nóbrega, novembro de 2024.
Confira os locais para levar a cachorrada para brincar:
1 – Lagoa do Taquaral- Na área interna do parque. Avenida Heitor Penteado, s/n, portão 6 da Lagoa do Taquaral, Taquaral.
2 – Jardim Nova Europa – Praça Pastor João Batista Martins de Sá, na Rua Santos com a avenida Santa Bárbara do Rio Pardo, Jardim Nova Europa.
3 – Jardim São Gabriel – Rua Abolição, 3607, Jardim São Gabriel.
4 – Parque Industrial – Avenida Padre Joseph Bouchard, s/n, Parque Industrial.
5 – Jardim Proença – Rua Lino Guedes com Avenida Princesa D´Oeste, Jardim Proença.
6 – Padre Anchieta 1 – Rua São João Bosco com a Rua Papa São Gregório, em frente ao 5, Vila Padre Anchieta, distrito de Nova Aparecida.
7 – Padre Anchieta 2 – Rua Papa São Nicolau I, Conjunto Residencial Padre Anchieta; distrito de Nova Aparecida.
8 – Padre Anchieta 3 – Ruas São João Bosco e Nossa Senhora das Dores, na Praça Joaquim Assis Machado, Conjunto Residencial Padre Anchieta, distrito de Nova Aparecida.
9 – Parque Jambeiro – R Dr. Antônio Francisco Albuquerque Cavalcanti, Parque Jambeiro.
10 – Parque da Figueira – Rua Arnaldo Irineu Checchia e av. Joaquim Payolla, Parque da Figueira.
11 – Vila União – Rua Alexandre Magna com rua Paulo Vianna de Souza, Praça Luiz José Costa, Vila União.
12 – Vila Joaquim Inácio – Rua João de Paula Castro com avenida Jorge Tibiriçá, Vila Joaquim Inácio.
13 – DIC 4 – Rua Anália Franco, DIC 4, distrito do Ouro Verde.
14 – Botafogo – Rua Delfino Cintra, na Praça Napoleão Laureano, Botafogo.
15 – Parque das Águas – Na área interna do parque. Avenida Paulo Corrêa Viana, 438, Parque Jambeiro.
16 – Chácara da Barra – Rua Sargento Mauro dos Santos, s/n, Chácara da Barra.
17 – Largo do São Benedito – Rua Irmã Serafina com rua Duque de Caxias, s/n, Centro.
18 – Vila Aurocan – Rua José Margarido da Costa, 28, Vila Aurocan
19 – Vila Padre Manoel da Nóbrega – Rua Castelnuovo, s/n, Praça Maria Mãe do Povo, Vila Padre Manoel da Nóbrega
Próximos Parcões
20 – Jardim Icaraí – Avenida José Cristóvão Gonçalves, s/n, Jardim Icaraí. (em fase final)
21 – Parque Linear do Capivari/Lagoa do Mingone (Parque Linear José Mingone) – Avenida das Amoreiras, sn, Jardim Capivari (em fase final)
22 – Vila Georgina – Rua Synira de Arruda Valente com rua Custódio Teixeira, Vila Georgina
Publicar comentário