Prefeitura decidiu não aumentar preço das passagens de ônibus
O prefeito Dário Saadi decidiu não reajustar a tarifa dos ônibus durante 2024. A tarifa do Bilhete Único comum permanecerá com o valor atual de R$ 5,45, podendo valer para mais de uma viagem.
“Campinas não terá aumento no preço da passagem de ônibus para 2024. Entendendo o impacto de um aumento da passagem de ônibus no orçamento familiar, principalmente das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade, nós decidimos não aumentar o preço da passagem de ônibus“, ressaltou o prefeito, Dário Saadi.
Segundo a Secretaria de Comunicação a decisão foi tomada a partir da avaliação da conjuntura atual. O valor do óleo diesel, por exemplo, ficou estável esse ano, sofrendo poucas alterações. Além disso, outro aspecto considerado foi que, após um período em que o transporte público ainda sofria impactos da pandemia, o volume de passageiros mostrou recuperação. “Se em 2022 foram transportados 122 milhões de passageiros, em 2023 esse número subiu para 124 milhões. Ou seja, 2 milhões de campineiros voltaram a escolher o transporte coletivo como meio de deslocamento“. diz a nota
Equilíbrio nas contas
Dário ressaltou que trata-se de uma decisão já consolidada que não será modificada ao longo do ano por qualquer “contratempo econômico” que possa causar impacto na tarifa. (Como greves ou aumento de preços de combustíveis) “Caso haja necessidade, estudos serão feitos para reequilibrar o subsídio pago às empresas de ônibus. Neste ano, de acordo com o decreto 22.857 de 5 de julho de 2023, o valor para o subsídio do transporte coletivo foi de 156 milhões”.
Segundo a nota da SECOM Campinas tem hoje uma frota de 1017 ônibus e transporta, em média, 337 mil por dia útil.
(AB)
Publicar comentário