Prefeitura e Unicamp “apresentam” P.I.D.S. para o Governo do Estado

A Prefeitura de Campinas, Unicamp e mais de 20 instituições, públicas e privadas, do segmento de tecnologia e inovação, apresentou, na manhã desta quarta-feira, 3 de maio, os projetos do PIDS (Polo de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável) e do HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável) ao secretário de Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan. A reunião foi na Sala Azul do Paço Municipal.
O projeto do PIDS foi apresentado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação. O PIDS consiste na implantação, numa área de 17 milhões de metros quadrados, de um ecossistema de inovação tecnológica, fortalecendo a vocação de Campinas em pesquisa, inovação e sustentabilidade, de várias formas.
A Unicamp apresentou sobre o HIDS, que vai funcionar dentro do PIDS. “Ter a parceria com o governo do Estado para trabalhar esta grande região de tecnologia, tanto para o HIDS, quanto para o PIDS, é fundamental. Temos feito esforço, a Prefeitura e todo o setor de tecnologia da cidade, para enfrentar este desafio, o de criar uma área de uso misto, vocacionado para um urbanismo inovador e de tecnologia, com sustentabilidade e qualidade de vida”, disse o prefeito, Dário Saadi.
A ideia é, em breve, apresentar estes projetos ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. “Campinas tem uma missão especial em tecnologia e inovação. Instituições de tecnologia estão instaladas muito próximas. Juntar todas num ambiente de inovação é o grande mote. Está muito promissor. Campinas terá o apoio do Estado para conseguir criar um centro, um distrito de inovação, conseguindo mais sinergia e otimizando essa infraestrutura já disponível. Tenho certeza de que em breve teremos resultados positivos”, disse o secretário estadual Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan.
Para implementar o PIDS, é necessário fazer a mudança no zoneamento da área para que possa ser de uso misto, com residências, comércio e serviços; o que não é permitido pela lei atualmente. A Prefeitura de Campinas já está promovendo oficinas com a população de Barão Geraldo para discutir este assunto.“Os agentes públicos, Prefeitura e Estado, é que podem catalisar essa colaboração das várias instituições de tecnologia”, comentou o reitor da Unicamp, Tom Zé.Também participaram do evento os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi; de Finanças, Aurílio Caiado, e representantes de instituições como PUC-Campinas, IAC (Instituto Agronômico de Campinas); Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Instituto Biológico; Cnpem (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais); Embrapa; Technopark, e vários outros.

Movimento contra o PIDS diz que Estado deve considerar as contraposições à implantação

Os organizadores do movimento contra o PIDS, de Barão Geraldo e Unicamp, é claro, não foram, convidados para o evento e disseram que os moradores de Barão não aceitam que grande parte dessa área seja liberada para adensamento populacional com prédios altos (acima de 4 andares) e de uso misto e com muitas ruas. O Movimento exige que a maior parte do PIDS seja voltada prioritariamente para a preservação ambiental e histórica e empresas de alta tecnologia não poluentes e que a área tenha compromisso com os 17 ODS (objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, que norteiam a Unicamp). “Há uma conexão entre o PIDS e o HIDS, mas, enquanto o PIDS é uma proposta de mudança do zoneamento da região, o HIDS é uma tentativa de dinamizar a articulação entre as empresas da área do Ciatec. Nós, moradores de Barão, entendemos que toda alteração de zoneamento deve considerar nossa visão sobre o futuro do distrito. E defendemos que a ênfase se dê na preservação ambiental, na contenção do adensamento que está sendo proposto e que a mudança não torne ainda mais complicado os problemas que já existem em Barão, como o trânsito cada vez mais complicado, o difícil acesso à saúde, o abandono do patrimônio histórico e cultural, entre outros.” disse Wagner Romão. Um dos que coordenam o Movimento “Mobiliza Barão” em Barão Geraldo.
  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Ônibus será gratuito e com horarios de dias uteis neste domingo em Campinas e Paulínia

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!