Prefeitura fará Audiência Pública para revisão dos Planos Ambientais em 1º/12 online

A Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), publicou na última segunda-feira, 31 de outubro, a convocação de audiência pública para discutir a revisão dos planos ambientais municipais: Plano Municipal do Verde, Plano Municipal de Recursos Hídricos e Plano Municipal de Educação Ambiental. A audiência vai ocorrer no dia 1º de dezembro, de forma online, às 18h30.

O “Plano Municipal do Verde” e o “Plano Municipal de Recursos Hídricos” foram instituídos por decreto em 2016 e têm o horizonte de dez anos, mas no meio do caminho é necessário olhar para o cumprimento das metas e dos programas que estão sendo realizados para que seja feita uma avaliação e seja repensado o caminho para os próximos quatro anos – pois termina em 2016. “Este é o momento de avaliar o que foi proposto, entender o que foi realizado, no que é preciso se dedicar mais, quais são as prioridades. É uma reorganização desses planos”, diz a diretora do Departamento do Verde e do Desenvolvimento Sustentável, da Secretaria do Verde, Ângela Guirao.

O processo participativo iniciou-se durante a Semana do Meio Ambiente de 2021, quando foram realizados três webinars. Em 2022 foram feitas seis oficinas participativas com a população. De acordo com a diretora Ângela Gruirão, este processo já vem acontecendo, também junto a Câmara Técnica de Planejamento do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) e da WRI Brasil – instituto que faz parte do World Resources Institute (WRI), instituição global de pesquisa com atuação em mais de 50 países. “Temos esta audiência pública que é um processo participativo mais amplo, para que a gente divulgue os resultados, apresente como foi feito este processo de revisão, mostra a situação de revisão destes planos e fazemos um pacto do que vai acontecer nos próximos anos, até 2026”, explica a diretora.

O Plano Municipal do Verde e o Plano Municipal de Recursos Hídricos não tinham sido feitos de forma integrada, mas com um plano para cada tema. Segundo Guirao, a revisão conjunta e integrada dos três planos é a novidade. “Além de revisar estes três planos, agora consideramos perspectivas de Soluções Baseada na Natureza – que é uma infraestrutura mais natural; Cidades Resilientes, alinhando com políticas públicas também que vieram posteriormente a estes planos como o Novo Plano Diretor; o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Campinas – que embora não esteja concluído, já traz algumas diretrizes; o Zoneamento Ecológico do Estado de São Paulo – que também está em processo de finalização; o Plano dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). Então estamos integrando outros elementos a esta análise”, explica.

De acordo com a diretora, o grupo de trabalho envolve todas as secretarias municipais, pois há diversas pastas com responsabilidades sobre estas questões.

Para preencher o formulário de inscrição, acesse

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf9Lssck-AJOIaMxO0-9zvQb13xN4fABM4fZcI90uYx9MnojQ/viewform 

Conheça os principais aspectos dos Planos Ambientais: 

https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/verde-meio-ambiente-e-desenvolvimento-sustentavel/pagina/revisao-dos-planos-ambientais-municipais

(AB)

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!