PREFEITURA MANDA PARAR OCUPAÇÃO DO PIRACAMBAIA E FAZ 1º AVISO

A prefeitura de Campinas  finalmente  decidiu parar a ocupação irregular das Chácaras Piracambaia na área de alagamento do Atibaia – após o Village Campinas.

Nessa primeira etapa  a ação era apenas de  avisar e pegar todos os dados e levantar os danos e prejuízos cometidos pelos ocupantes , mas  não de desocupação 

A prefeitura montou um grupo de contenção de ocupações clandestinas e de danos ambientais  com  a presença de várias viaturas da Guarda Municipal , caminhões da EMDEC,  integrantes das secretarias de Habitação, Planejamento e Urbanismo, DA Ssecretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Assuntos Jurídicos, Serviços Públicos, Comunicação, Desenvolvimento Econômico Social e Turismo, Defesa Civil, Guarda Municipal, Sanasa CIMCAMP  e até assessores do  Jonas.  

O grupo foi coordenado pelo engenheiro Edison Cunha, que  segundo ele,  ainda  não é de desocupação e  punição – ainda sem ordem judicial  – mas além de avisar  das irregularidades e  exigir  a regularização  conforme a lesgislação ambiental do municipio pegar todos os  dados para  entrar com a regularização judicial, indenizações e multas e até medidas mais drásticas que  nao forem resolvidas. O grupo aliás encontrou algumas  propriedades vazias ou abandonadas ou sendo vendidadas irregularmente. 

Cunha dissse que o decreto que instituiu o Grupo determinou que a Prefeitura notificasse os moradores irregulares, orientar para que interrompam qualquer tipo de intervenção na área e exigir  que regularizem a situação. “Estamos, então, notificando, fazendo a selagem das casas e identificando os danos ambientais para posterior penalização. Importante destacar que cada secretaria faz seus próprios apontamentos e toma as providências relativas cabíveis a cada setor de atuação”, disse Cunha.E em caso de descumprimento, as obras serão demolidas

Ja o diretor da Secretaria de Habitação (Sehab), Marcelo Ferreira, disse que o principal é local de risco com o perigo de inundação e doenças mapeado pela Defesa Civil e que podem atingir a população e por isso é  indispensável orientar e avisar as familias localizadas. “O nosso maior intuito, além de cuidar do patrimônio, seja ele público ou particular, é preservar a vida das pessoas, já que o local faz parte da mancha de inundação do Rio Atibaia e uma eventual enchente certamente causará danos irreparáveis, podendo gerar até perda de vidas”, afirmou.  Segundo  Ferreira metade dos imoveis estão ocupados e o restante em construção.  Todas foram registradas e com recados para pararem as obras.

Após a ação desta quinta-feira, os dados coletados serão enviados ao Ministério Público e também à Secretaria de Assuntos Jurídicos. O objetivo é que os técnicos consigam a matrícula atualizada dos lotes para, então, notificar os verdadeiros proprietários.

 

 

5869834685b187d2c706c1c56d12c7bb

2b78a82ae6cc9af88a5a6c035250a507
O engenheiro Edson Cunha com o grupo de reconhecimento e  informação da Defesa Civil e Prefeitura nas Chacaras Piracambaia

a12a03f6189179bfbd515db11293bb13

tipo_de_790x444_07112019203003393011d79152eb8c59400a323a245013

c9bd2c48-3881-48dc-ad57-54c4287c6013

 

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!