Mais uma vez moradores representativos de Barão Geraldo se reuniram na sede da EMDEC dia 29/07 passado, com o secretário de transportes Vinícius Riverete e representantes da empresa para tratar das linhas de ônibus 321, 374, 322.1 e 328 que foram reduzidas, ou paralisadas ou tiradas.
Entre os participantes da reunião, alguns moradores se manifestaram, solicitando demandas que foram apresentadas. A primeira a se pronunciar foi a moradora Rita Lellis do bairro Vale das Graças: Ela falou das dificuldades que os moradores do Village e de toda a região que é atendida pelo Centro de Saúde do Village estão enfrentando devido a retirada da linha de ônibus 374. E pediu o retorno da linha 374, e aumento da linha 322.1. Em seguida Maria Célia Cavalcante, tutora do projeto Vizinhança Solidária do Vale das Garças, fez referência sobre as condições precárias dos ônibus que atendem a região e abordou questão da linha 322. Solicitou a circulação de dois ônibus aos finais de semana na linha 322. Já Edson Pontes presidente da Associação do Bosque das Palmeiras pede mais fiscalização, para que seja constante, principalmente, aos motoboys, que passam no sinal vermelho, também “motos cabritas” e motoqueiros sem habilitação. Em seguida o morador João Batista da Vila Independência, solicitou reformulações no pontilhão da rua Eduardo Pereira de Almeida sob a rodovia Zeferino Vaz. A essa questão o secretário disse que fará contato com a Rota das Bandeiras pois se trata de prioridade máxima.
As moradoras representantes do Jd. Alto da Cidade Universitária Érica e Joana Darc pediram o retorno ao itinerários antigos das linhas 321 e 328, e caso não seja possível, foi sugerido outras alternativas como mais horários a partir das 17:48 h (conforme atualização dos horários no app Citamob) e que a linha 321 não passasse 2 vezes no Jd Alto da Cidade Universitária antes de ir para o Bosque das Palmeiras. “Nossas solicitações foram de melhora na condições dos ônibus, viário e retorno do segundo ônibus aos sábados e domingos. Conforme as linhas 322 e 322.1 que atendem os bairros: Village, Piracambaia e Vale das Garças.”
Pablo y Castro, também tutor do Vizinhança Solidária da Vila Independência, solicita mão única das duas ruas principais do bairro, e foi informado que já nesse mês de agosto será feito. (Parece ser a única demanda com promessa de ser atendida)
E pra completar, a moradora Adriana, da Vila abordou questões da linha 321, sobre possíveis alteração de horários e de itinerários.
Além do secretário estiveram presentes, Pedro área técnica do transporte, Rafael coordenador de departamento e Larissa todos da EMDEC.
Alguns representantes dos bairros de Barão Geraldo também marcaram presença: Edson Pontes do Bosque das Palmeiras, Adriana, Pablo e João Batista da Vila Independência, Maria Célia e Rita do Vale das Garças. Joana Darc e Erica do Jd. Alto Cidade Universitária.
Todos os representantes também solicitaram o retorno da linha 374 que atende os bairros: Bosque das Palmeiras , Colônia Tozan e Village, inclusive passando pela Avenida do Bosque das Palmeiras pois os técnicos afirmam não haver demanda o que foi negado pelos moradores. Mas defendem que passando pelo Bosque das Palmeiras ou se fosse até os bairros do outro lado da estrada (Jd. Myriam e Alphaville) aumentaria a demanda.
Segundo os moradores presentes, o secretário Vinícius Riverete deu uma resposta burocrática, ouviu atentamente todas as demandas e disse que as solicitações para retorno da linha 374, aumento do número de ônibus circulando aos finais de semana na linha 322, alteração de horários e itinerários da linha 321, foram anotadas pela área técnica para serem avaliadas e atendidas na medida do possível.