Prefeitura reúne comerciantes para alinhar regras do decreto do Carnaval e assegurar festa tranquila
Proibição da venda de bebidas em recipientes de vidro e horário de fechamento dos estabelecimentos foram os temas de destaques do encontro
07/02/2025 – 15:15
A Prefeitura está reunindo os vários segmentos envolvidos no Carnaval. Hoje o encontro foi com os comerciantes
Representantes de diversos órgãos da Prefeitura de Campinas e de comerciantes da cidade estiveram reunidos nesta sexta-feira, 7 de fevereiro, para esclarecer os principais pontos do Decreto 23.760, que organiza o funcionamento das festas carnavalescas na cidade. As regras também valem para o pré-Carnaval, que começa no dia 15 de fevereiro.
Entre os destaques da reunião estão a proibição da venda de bebidas – alcoólicas ou não – em recipientes de vidro. Também foi debatido o horário de funcionamento de estabelecimentos próximos aos locais onde haverá desfile.
“O objetivo da reunião foi alinhar com todos o que está determinado no decreto. O Carnaval é a maior festa popular do país, Campinas recebe um número significativo de foliões e precisamos garantir a segurança de todos”, disse a secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli.
O secretário de Segurança Pública, Christiano Biggi Dias, também reforçou a importância da reunião. “É um momento de diálogo com todos os envolvidos, de alinhamento para que o Carnaval transcorra com segurança e ordem pública”, disse.
Sobre o horário, conforme determina o decreto, os estabelecimentos com alvará estendido poderão funcionar até a 1h da manhã com atividade comercial, ou seja, com venda de comida e bebida; após esse horário, a atividade deve ser encerrada. Haverá um prazo de tolerância, até as 2h, para dispersão do público interno e fechamento das portas. A regra vale para todos os estabelecimentos que estiverem num raio de dois quilômetros do local do evento.
“Importante ressaltar que após 1h da manhã, a cozinha, por exemplo, deve ter as atividades encerradas e nenhum cliente deve entrar no estabelecimento”, disse a secretária de Urbanismo, Carolina Baracat.
Além da multa, quem descumprir o horário terá o estabelecimento fechado e o responsável conduzido para um Departamento de Polícia (DP), sob acusação de desobediência.
Durante o período do pré e do Carnaval, não serão concedidos alvarás estendidos, ou seja, o estabelecimento que funciona até as 22h, por exemplo, terá que encerrar as atividades dentro deste horário.
Pré-Carnaval
O pré-Carnaval em Campinas será nos dias 15 e 16 e 22 e 23 de fevereiro, com programação em várias regiões da cidade. Já o Carnaval será de 28 de fevereiro a 4 de março.
Alexandra Caprioli explica que nos últimos anos, Campinas tem buscado tornar o Carnaval da cidade mais diurno e descentralizado. “Teremos blocos em vários bairros e a maioria vai acontecer durante o dia”, explicou.
Ainda segundo ela, estão sendo realizadas reuniões com vários segmentos envolvidos com o Carnaval. “Temos feito reuniões com as forças de segurança, blocos, ambulantes e hoje foi com os comerciantes, tudo para garantir uma festa segura para todos”, explicou.

Publicar comentário