(do G1 Campinas)
Os consumidores devem ficar atentos às promoções que o comércio da Grande Campinas e sites de compras vêm oferecendo no mês de julho. A venda de produtos abaixo do preço convencional pode ser benéfica, mas se a pessoa não tiver controle, pode também provocar dívidas. Por isso, o Procon Campinas disponibilizou uma cartilha que orienta o consumidor sobre os cuidados extras que devem ser tomados nesses casos.
Ricardo Chiminazzo, diretor do orgão, aponta o investimento massivo em propaganda como um dos fatores que pode levar ao endividamento. Portanto, ele afirma que o intuito da publicação é orientar os consumidores a respeito de fatores fundamentais que devem ser considerados nas promoções, para que não haja arrependimento.
Alguns dos aspectos considerados são o direito a informações de preço, prazo de entrega, despesas adicionais e outras que facilitem a compreensão do consumidor, para que ele não compre por impulso e esteja ciente de que comprará algo que se encaixe no seu orçamento.
Outros cuidados necessários para não haver prejuízo são em relação a compras de produtos de mostruário, política de troca, produtos com defeitos, descumprimento da oferta e tipos de pagamento. O consumidor que se sentir lesado em algum desses fatores deve ir em busca dos seus direitos.
Para as pessoas que estejam passando por dificuldades financeiras, o Procon Campinas também disponibiliza cartilha e planilha para auxiliar a administração das despesas. Mais informações podem ser obtidas pelo site http://www.procon.campinas.sp.gov.br