O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) formou mais 28 crianças na escola Roque Magalhães de Barros no Real Parque e mais 34 crianças dos 5ºs anos da escola Maria Alice Colevati Rodrigues, do Jd. Independência. A formatura do PROERD foi realizada no Salão da Igreja Frei Galvão e também foi e serviu como formatura dessas crianças em sua fase do Ensino Fundamental I .
A formatura teve a participação da Banda Musical do CPI 2 (Comando de Policiamento do Interior 2) da Policia Militar, comandada pelo 1° Sargento Agel de Oliveira. Além dos professores , dos pais das crianças , E como convidado, mais uma vez foi o vereador Nelson Hossri ( que trabalha com recuperação de drogados).
A diretora , professora Patrícia Prado de Araujo, disse que se tratava do fim de mais um ciclo “o primeiro dos muitos que virão” E quem conclui “esta pronto para seguir e conquistar o próximo”. A professora disse que a vida é feita de medos e desafios mas também de conquistas e que deseja que os alunos sejam estudiosos e dedicados no 6º ano Agradeceu também aos pais pela confiança e os formandos guardassem boas recordações do Maria Alice que estará sempre de portas abertas para eles pois ficarão com saudades.
O Sargento PM Mateus de Souza Gama disse que a Policia Militar está de Portas Abertas e elogia iniciativas como essa , baseada em valores, que podem influenciar de forma positiva num momento crucial da vida dos jovens e que pequenos gestos como esse que fazem diferença na vida dessas crianças e que certamente renderá frutos dessas iniciativas que a PMSP incentiva e apoia e esta de portas abertas E parabeniza pais, professores , funcionários, e sobretudo os alunos das pessoas.
Também as professoras Edna Reis e Celina também agradeceram aos pais, professores e aos seus alunos “bagunceiros” e que eles ouçam os conselhos que foram dados. Celina diz que eles são “alegres” e que foi um ano proveitoso
A coordenadora Rita Marton disse que os alunos iriam ficar livre de suas “broncas” mas espera que eles tenham aprendido um pouquinho. “Eu agradeço muito e em especial a parceria escola- familia. Sem essa parceria nao adianta. Seu filho não caminha ; Então temos que falar a mesma lingua e essa parceria tem sido positiva ao longo desses 8 anos ….”
O vereador Nelson Hossri cumprimentou a todos e disse que ele considera o PROERD o melhor programa de prevenção às drogas para os jovens. Ele lembrou de passagens de sua adolescência e disse que nunca teve curso ou palestra do PROERD em sua formação escolar E quando começou a ter um problema de alguém de sua família com drogas, em Ribeirão Preto, ele começou a se interessar por esse assunto, tornou-se Coordenador do programa “Recomeço” junto ao Instituto Padre Haroldo, que se tornou referencia em todo o pais. Elogia que a imprensa mostre esse trabalho pois atualmente o mundo está tão propício ao uso e à legalização das drogas . Ele defende a necessidade desse movimento de prevenção para amenizar essa situação que destrói não só do dependente químico e usuário, mas também destrói a família “como destruiu a minha”. Hossri contou esse caso que a pessoa demorou pra aceitar o tratamento, mas hoje ja esta curada. “Esse caso é um dos motivos que eu acredito na recuperação de qualquer ser humano, desde moradores de rua até empresários dependentes químicos que escondem isso. Por isso ele deixou seu contato e pediu para entrar em contato caso tenham necessidade e nesse sentido com ele pois ele tem uma estratégia que da certo. Também exortou as crianças a obedecerem seus pais e alutarem por seus sonhos “Mas sem drogas porque com drogas, pode ter certeza: um dia a casa cai”
HOSSRI HOMENAGEADO
Posteriormente o coordenador do PROERD da 3ª Cia e professor dos cursos, Cabo Michel Siqueira fez uma homenagem formal (com medalha e titulo ao vereador Hossri
O PROERD faz parte dos programas de policiamento e Ronda Escolar do Governo Estadual em todas as escolas publicas e privadas. É direcionado para crianças do 5º ano de várias escolas (de 9 a 12 anos) durante apenas 1 semestre. O curso é composto por 10 aulas com um livro de exercícios e um professor que oferece um ensino lúdico e divertido de questões como a tomada de decisões em “situações complicadas da vida” para que decidam de forma consciente e responsável, com noções de cidadania .
Segundo l Siqueira, no Estado de São Paulo cerca de 10 milhões de crianças já receberam as aulas do Programa. O objetivo do curso é a conscientização do que são as drogas e a violência e para então saber como evita-las. “Trata-se portanto de um projeto de prevenção primária que, além de formar os alunos, também incentiva a multiplicação dessas informações, adotando medidas capazes de prevenir o uso de drogas e a pratica da violência valorizando o bom caráter, a amizade, o ambiente escolar, a confiança , o respeito, a importância de participação nas mudanças e a valorização da família” – disse.
CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIÁ-LAS
No final da Formatura surgiu o “Leão Daren” , o mascote do PROERD para dançar e animar a festa